O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, esteve em Campo Mourão na tarde desta quarta-feira (15) para uma reunião de trabalho com autoridades locais e gestores de Saúde da cidade e região. Durante o encontro, realizado na Casa da Cultura, ele manifestou apoio as medidas adotadas pelo poder público municipal e defendeu a manutenção do isolamento social como forma de prevenção a disseminação do Coronavírus.
“Pelo levantamento da nossa rede sentinela temos aqui uma contaminação comunitária do vírus, por isso temos que insistir no isolamento social, que é a forma mais eficaz de prevenção. Estamos enfrentando uma doença que ainda não tem vacina e se afrouxarmos agora poderemos ter um colapso na rede de saúde daqui 30 dias”, advertiu o secretário.
Ele explicou que a média de casos confirmados de Covid-19 na Regional de Saúde de Campo Mourão está muito acima da média nacional e estadual. Sobre as medidas do Estado, ele reafirmou o compromisso de credenciamento de mais leitos de UTI para a Santa Casa de Campo Mourão e de 10 leitos para Goioerê.
O secretário revelou, porém, sobre a dificuldade de comprar respiradores mecânicos, que são equipamentos essenciais para os novos leitos. “Temos o recurso, já fizemos a encomenda de mais 400 respiradores, mas estamos com dificuldade de encontrar o produto no mercado mundial, que está em falta em razão da grande demanda”, explicou, ao reforçar a necessidade das medidas para evitar contrair a doença.
Sobre a liberação de atividades comerciais consideradas não essenciais, ele disse que o governo municipal tem autonomia para a decisão. Recomendou, porém, que se a decisão for pela reabertura, que seja sob normas rígidas de prevenção, com uso de máscaras, higienização e demais medidas já amplamente divulgadas.
Fonte: Asc /PMCM