O prefeito de Londrina Marcelo Belinati anunciou neste sábado as 11h, em uma transmissão “ao vivo” pelo Facebook, as novas medidas de combate ao Coronavírus.
Além do prefeito participaram o médico pneumologista Alcino Cerci Neto e o secretário de saúde, Felippe Machado.
De acordo com o prefeito, as decisões foram tomadas em uma reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública – Coesp, na última quinta-feira, 9. Marcelo Belinati disse ainda “que está conversando com toda a sociedade organizada mas que as decisões se baseiam somente nas informações obtidas com o Coesp. São as melhores cabeças de Londrina, por isso nos baseamos neles, e tomamos decisões baseadas na ciência”, enfatizou.
O prefeito informou ainda que a curva da COVID-19 em Londrina está em grau aceitável e que o retorno das atividades como indústria e comércio acontecerão em modo gradativo. Na quarta-feira, 15, o setor da construção civil e das indústrias voltarão a operar. Ainda não há uma data definida para o retorno da prestação de serviços e comércio.
Entre as várias medidas anunciadas, destaque para duas decisões:
* Prorrogação do início das aulas para o início de maio
* Obrigação do uso de máscaras em locais fechados com atendimento ao público.
Veja a transmissão completa e leia abaixo todas as medidas implementadas hoje:
NOVAS MEDIDAS ANUNCIADAS PELO PREFEITO DE LONDRINA MARCELO BELINATI
1 – Prorrogação do início das aulas nas escolas municipais. O decreto de suspensão das aulas foi publicado no mês passado e será atualizado.
A prefeitura não descarta a possibilidade de dever prorrogar novamente o início das aulas se a situação não for favorável ao retorno no início de maio.
2 – Uso obrigatório de máscara de pano para entrar em todos os locais em onde há atendimento ao público.
A prefeitura não informou ainda, a partir de quando essa medida entrará em vigor, mas o prefeito disse que haverá um tempo de transição para que as pessoas possam providenciar máscaras.
3 – Higienização e desinfecção de superfícies de terminais, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).