“A região metropolitana da capital paranaense conta com 3,8 milhões de habitantes e com a chegada do inverno as doenças respiratórias acabam aflorando ainda mais”.
Essa foi uma das preocupações e justificativas usadas pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior para obter 500 respiradores e 2,4 milhões em EPIs do governo federal.
“Quem conhece o sul sabe que temos um inverno rigoroso. Curitiba é a capital mais fria do país”, reforçou Ratinho ao avançar o pedido foi feito durante uma reunião virtual que ele e os demais governadores do Sul, Carlos Moisés (Santa Catarina) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), realizaram na quarta-feira, 29, com Teich.
Ratinho afirma que a reunião foi produtiva e que os estados do sul possuem demandas muito parecidas.
“O Paraná tem uma boa estrutura hospitalar que está sendo ampliada, estamos fazendo nossa compras de EPIs mas num momento de muito uso é necessário ter mais”.
O ministro da saúde teria elogiado as ações do governantes do sul. “O Paraná e os Estados do Sul são diferenciados, o que torna mais fácil o trabalho do ministério. Planejamento que explica o controle da curva de óbitos e novos casos da doença no Estado”, destacou Teich.