Em Gondomar (distrito do Porto), terra natal de Diogo Jota e do irmão, André Silva, ninguém parece acreditar no que aconteceu. Os corpos dos jovens irmãos chegaram durante a noite para a realização das cerimônias fúnebres. Foram recebidos pelos aplausos de dezenas de pessoas que os esperavam para homenagear.
O presidente da Câmara Municipal de Gondomar decretou dia de luto para o município, que continua em choque com a morte prematura dos jovens.
“O Diogo Jota era um rapaz muito generoso, sempre pronto a ajudar a sua terra natal e também as crianças (daqui) e, por isso, temos de assinalar isto de uma forma muito forte”, afirmou o edi.
No Gondomar Sport Clube, instituição esportiva na qual o internacional português iniciou a sua formação futebolística, o cenário é de pura consternação. Antônio Neves, funcionário do clube, não consegue conter as lágrimas ao falar do jovem gondomarense. “Conheço-o desde pequenino. Fui eu que o empurrei para jogar futebol” explica entre soluços. “Sempre que ele vinha cá eu chamava-lhe ‘doutor’ e abraçávamo-nos”, diz, visivelmente emocionado.
Quem chega às imediações do estádio, que tem a marca de Diogo Jota em todo o lado, conta como o filho da terra era pautado pela humildade: “Sempre que vinha a Gondomar visitava o campo de futebol, visitava as pessoas, falava com toda a gente. Era muito humilde em tudo, como jogador, como pessoa”, explica Fernando, adepto do clube.
Homenagens multiplicam-se
À semelhança do Gondomar, o país e o mundo continuam incrédulos perante a tragédia que ditou a morte de Diogo Jota e do irmão. As homenagens continuam, principalmente em Anfield, casa do internacional português durante as últimas cinco épocas.
O Liverpool abriu um livro de condolências para adeptos e pessoas em geral escreverem mensagens ou recordações pessoais.
Com 28 e 25 anos, Diogo Jota e o irmão faleceram ao início da madrugada de quinta-feira, na sequência de um acidente de viação na região espanhola de Zamora.
O carro onde seguiam incendiou-se por completo após um despiste, alegadamente motivado pelo rebentamento de um pneu. A polícia espanhola está investigando o incidente.
Os familiares e amigos do avançado do Liverpool e do seu irmão reuniram-se esta sexta-feira na igreja para onde foram levados os corpos para o velório e funeral.
Alguns abraçaram-se e choraram antes de entrar na Capela da Ressurreição de São Cosme. O funeral está agendado para as 10h00 horas de sábado. euro news