CORREIO DO LITORAL: Litoral do Paraná termina temporada com 73% de balneabilidade

Salva-Vidas é atingido por raio em Guaratuba - foto ilustrativa - Praia Guaratuba - OFATOMARINGA. COM

O oitavo e último boletim de balneabilidade do Instituto Água e Terra (IAT) na temporada 2023-2024 mostra que o Litoral tem 16 locais impróprios ao banho, um a menos do que na semana anterior.

O ponto que melhorou fica na altura da rua Alois Cicatka, na Prais das Pedras, em Guaratuba. Agora são 42 locais considerados próprios ao banho, sinalizados com bandeira azul.

Levando em conta todos os pontos sinalizados, como o Correio do Litoral faz, o índice de balneabilidade é de aproximadamente 73%.

Dos 16 pontos impróprios ao banho, sinalizados com bandeiras vermelhas, 10 são permanentemente impróprios e ficam na desembocadura de rios e canais de drenagem. Conforme o Governo do Paraná destaca, “o IAT, inclusive, nem faz a medição desses pontos”. Mas eles também causam risco à saúde, devem ser evitados em 100 metros de cada lado e precisam ser conhecidos pelos banhistas. Por isso são sinalizados e constam do boletim elaborado pelos técnicos do órgão ambiental.

Confira os locais impróprios no último boletim do IAT:

Guaratuba (7): rio Brejatuba (Praia das Canoas), galeria da rua Marechal Deodoro, canal da rua Clevelândia, canal do Camping Municipal (Brejatuba), rio das Pedras, rio do Tenente (Nereidas), rio Saí-Guaçu (Barra do Saí).

Matinhos (4): 500 metros do rio Matinhos e rio Matinhos (Flamingo); canal Caiobá e altura da rua Alvorada (Caiobá).

Pontal do Paraná (3): altura do rio Olho D’água (balneário Olho D’água); altura das ruas São Luiz e Pará (Ipanema).

Ilha do Mel – Paranaguá (1): 250 metros à direita do trapiche (Encantadas).

Antonina (1): Ponta da Pita.

Costas Oeste e Norte – Nas prainhas de água doce do Interior, dos 17 pontos avaliados, 14 foram considerados adequados (82%). Os balneários de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Helena, Itaipulândia, Missal e Marechal Cândido Rondon estão 100% próprios para banho. Na região Norte, o terminal turístico de Primeiro de Maio, no Rio Paranapanema, também tem bom índice de balneabilidade.

Houve uma única alteração no comparativo com o boletim da semana passada. Um ponto em Santa Helena voltou a receber bandeira azul, enquanto uma área em Entre Rios do Oeste passou a ser considerada inadequada para banhistas e esportistas.

SAIBA MAIS EM CORREIO DO LITORAL