foto arquivo PMS
No Paraná, cerca de 21% da população já está protegida com a dose de reforço da vacina contra Covid-19. Foram mais de dois milhões e quatrocentas mil aplicações. 77% da população acima de 12 anos já está com o esquema vacinal completo. Mas mais de um milhão de paranaenses ainda não tomaram a segunda dose. Municípios como Tunas do Paraná, Terra Roxa, Teixeira Soares e Reserva do Iguaçu são os que estão com os menores percentuais de aplicação das duas doses da vacina.
O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, convoca todos para se vacinarem: “Nesse momento da pandemia, nós aqui no Paraná seguimos pedindo que os cidadãos e cidadãs paranaenses brasileiros procurem fazer a segunda dose da vacina. Procurem fazer a dose de reforço e principalmente mantenham-se atentos. Nós estamos todos juntos nesse barco pra poder passar essa dificuldade e vamos passar, vamos em frente.”
A secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, explica que a vacinação é importante no atual contexto da pandemia: “A variante veio também para nos ensinar. Quando nós estávamos relaxando, ela veio mostrar que nós ainda precisamos. A pandemia não acabou. Precisamos estar alertas e ser prudentes”
A vacina está disponível em todo o estado para jovens e adultos a partir de 12 anos. O Paraná já aplicou cerca de 45 mil doses pediátricas em crianças entre 5 e 11 anos. Os dados são da Secretaria de Saúde estadual de 07/02/2022. O reforço para quem tem mais de 18 anos e já tomou a segunda dose ou dose única há quatro meses.
BRASIL61