COVID-19: Ministério da Saúde anuncia produção de 30 milhões de doses da vacina de Oxford

Vacina deve chegar ao Brasil em dezembro. Grupos de risco serão vacinados na primeira fase. Ministério admite que vacina pode não funcionar mas se superar testes "com segurança" serão produzidas mais 90 milhões de doses. Governo investirá 127 milhões de dólares em insumos importados.

COVID-19: Ministério da Saúde anuncia produção de 30 milhões de doses da vacina de Oxford

O Ministério da Saúde anunciou em transmissão AO VIVO na manhã deste sábado (27) que pretende produzir a vacina de Oxford contra a Covid-19. A vacina ainda está em fase de testes e os resultados preliminares serão apresentados a partir de outubro.

A vacina deve chegar ao Brasil em dezembro. Os testes da ChAdOx1 nCoV-19 no país foram anunciados no início do mês e deverão contar, de acordo com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com 2 mil voluntários em São Paulo e com 1 mil no Rio de Janeiro, onde serão realizados pela Rede D’Or.

Segundo o Ministério da Saúde, o governo brasileiro deve produzir dois lotes de vacinas com 30 milhões de doses na fase preliminar. As doses serão aplicadas em grupos de riscos. 

O ministério admite que a vacina pode não funcionar, mas se superar testes “com segurança” serão produzidas mais 90 milhões de doses. Caso não seja comprovada a eficácia, o secretário de Vigilância em Saúde informou que não haverá aplicação da vacina e que mesmo assim, o investimento se justifica pois o país passa a deter a tecnologia para a produção do princípio ativo. Os insumos importados para a produção dos lotes custarão cerca de 127 milhões de dólares e o ministério sustenta que poderão ser poderão ser usados no desenvolvimento de outros vacinas.

Participaram do anúncio,  o secretário executivo, Elcio Franco, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Hélio Angotti Neto, e a diretora de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, Camile Giaretta Sachetti.

Leia também:

*Confira o calendário de pagamento do 3º lote do auxílio emergencial

*Assembleia Legislativa cria a Frente Parlamentar do Coronavírus

* PARANÁ: Governo entrega novos leitos para Santa Casa de Goierê