“Credenciaremos dois médicos para cada UBS de Maringá”, disse o recém empossado secretário de Saúde Clóvis Melo em entrevista a O FATO MARINGÁ no âmbito do Café com a Imprensa, encontro promovido pelo prefeito Ulisses Maia, na manhã de hoje, 14, na sala de reuniões do térreo da prefeitura.
Clóvis que é jornalista e já esteve à frente das secretarias de Gestão e de Governo, analisa o aumento do fluxo de pessoas nas UBSs dando indicações sobre uma plausível mudança de comportamento da população; segundo ele, no decorrer da pandemia as pessoas passaram a procurar mais pelos serviços de saúde como modo de prevenção.
“Houve uma mudança de mentalidade da população no decorrer da pandemia; antes, a pessoa tinha uma gripe e nem procurava o médico, agora todo mundo faz recurso aos serviços disponibilizados nas UBSs; isso não é ruim, as pessoas precisam se preocupar com a saúde em modo preventivo”, explica Clovis.
O secretário atribui a essa mudança de comportamento uma parcela importante do aumento da pressão sobre o sistema sanitário que mesmo agora quando a maioria das pessoas já tomaram três doses de vacinas contra a covid continua a pressionar o sistema, só que agora nas UBSs e UPAs.
Diante da desestruturação do sistema, a gestão do novo secretário de Saúde pretende credenciar 68 médicos para realizarem atendimento de rotina e de menor gravidade nas 34 UBSs da cidade. Para Clovis, essa mudança vai reduzir a procura pelas UPAs que são unidades que tem como missão atender urgência e emergência.
Veja a entrevista com o secretário de Saúde Clovis Melo