Defesa Civil Nacional lança alerta chuvas fortes no Paraná

Tempestades devem atingir esses estados a partir da tarde desta quarta-feira (14) e se estender até a manhã de quinta (15).

foto - divulgação MIDR

A Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de chuvas intensas nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina a partir da tarde desta quarta-feira (14) até a manhã de quinta-feira (15). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os locais mais afetados deverão ser as regiões metropolitanas de São Paulo e de Curitiba, o litoral sul paulista, o Vale do Paraíba, o norte catarinense e o Vale do Itajaí.

De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas podem ser superiores a 100 milímetros por dia. Com isso, há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco.

Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) já comunicou as defesas civis estaduais do risco e opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa. Na tarde desta quarta-feira, foi realizada reunião de alinhamento com defesas civis locais e órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec).

O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, destaca a importância de que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar medidas de autoproteção.

“É fundamental que a população adote algumas medidas de prevenção, como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Já em situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre. É importante que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção”, destaca. Fonte: Brasil 61