arquivo AEN/PR
Maringá já pediu autorização ao Ministério da Saúde para usar o fumacê na áreas mais afetadas por focos do mosquito da dengue. A afirmação foi feita pelo secretário de Saúde Clóvis Melo em entrevista ao vivo à WEB TV de O FATO MARINGÁ.
Segundo o secretário, o Ministério da Saúde já começou a entregar aos municípios o novo composto quimico para ser usado no fumacê. Clóvis diz que Maringá já pediu autorização à Secretaria de Saúde do Estado para poder aplicar o produto e que pelo cronograma, já na semana que vem será possível aplicar o fumacê na região noroeste, (Parque Hortências I, II, III, Três Lagoas e Ney Braga, Jardim Olímpico e os outros da região).
Depois da confirmação da morte por dengue hemorrágica de uma maringaense de 47 anos, a Secretaria Municipal de Saúde veio a público através de seu secretário Clóvis Melo, ressaltar “que a administração faz seu dever o ano inteiro com agentes de endemias visitando as casas e identificando focos de larvas do mosquito da denque”, mas Clóvis lembra que quem tem que cuidar do quintal são as pessoas que vivem na casa.
“Nessa época do ano por conta de um maior volume de chuvas e as altas temperaturas é mais propício que os ovos que os mosquitos podem ter colocado até há um ano, entrem em contato com a água e gerem novos mosquitos. Se você cuidar do seu quintal fazendo a limpeza e eliminando água parada pelo menos uma vez por semana você interrompe o ciclo do mosquito”, diz o secretário. Clóvis explica que devem passar 9 dias para que as larvas que entraram em contato com a água virem mosquito, e que por isso limpar uma vez por semana interrompe o ciclo e põe fim à doença.
Faltando pouco mais de 3 meses para o fim do período epidemiológico 2021/2022, os resultados em relação ao período anterior são melhores, mas ainda assim, ele sabe que os danos e as perdas humanas são impagáveis. O secretário Clóvis Melo confirma que há evolução no combate ao mosquito. “Isso se deve ao maior nível de conscientização da população, mas para zerarmos a conta será preciso que todos colaborem porque a prefeitura sempre fez a sua parte e neste final de semana faremos o mutirão na zona norte da cidade”, concluiu.
LEIA TAMBÉM – Maringá realiza mutirão contra a Dengue na zona norte da cidade
* LUTO: Daniel Barbosa Quessada – Segunda vítima da dengue em Maringá em menos de uma semana