Deputada destaca criação do Fórum Paranaense de Economia Circular

Maria Victoria (PP) é autora da lei (21.619/2023) que estabeleceu a política de incentivos à Economia Circular no Paraná e solicitou por requerimento a criação do Fórum.

foto: Orlando Kissner/Alep

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), assinou nesta semana a criação do Fórum Paranaense de Economia Circular (Fopec) para auxiliar o setor produtivo na transição para um sistema de produção e de consumo que reutilize, reaproveite repare, recondicione e recicle materiais e produtos.

A deputada Maria Victoria (PP) é autora da lei (21.619/2023) que estabeleceu a política de incentivos à Economia Circular no Paraná e solicitou por requerimento a criação do Fórum.

Segundo ela, o Paraná é pioneiro na elaboração de legislação específica sobre o tema. “É mais um passo concreto nesse grande desafio que é a transição da economia linear, onde o descarte é o destino do produto após o consumo para a economia circular, onde os resíduos são reaproveitados em outros processos”.

Segundo a deputada o Fórum funcionária como um espaço democrático unindo órgãos públicos e privados para avançar no debate e promoção de ações que reduzam o desperdício de recursos, promovam a reutilização, reciclagem e reaproveitamento de materiais que hoje são descartados. “Nosso objetivo final é o desenvolvimento e consolidação de cadeias produtivas mais sustentáveis em todos os setores”, pontua a Maria Victoria.

Organização

O órgão será presidido pelo Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza. Entre os objetivos do Fórum estão propor iniciativas e políticas públicas, conscientizar à sociedade, integrar as instituições, firmar parcerias com instituições de pesquisa, melhorar a gestão de resíduos e incentivar que os produtos sejam mais duráveis, reutilizáveis, atualizáveis e reparáveis.

Também haverá cinco câmaras técnicas para debater iniciativas de Logística Reversa, Cooperativas de Reciclagem e Capacitação, Inovação, Tecnologia e Pesquisa, Empreendedorismo e Atração de Investimentos e Arranjos Regionais e Gestão Municipal.

Pelo decreto o Fórum é formado por representantes de diversas Secretarias e Órgãos do estado, Associação dos Municípios do Paraná, Associação Comercial do Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná,  SEBRAE, OCEPAR, SANEPAR entre outras entidades.