O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta terça-feira, 1º de fevereiro, a importância da reposição concedida ao salário mínimo do Paraná, que teve reajuste de 10,16%, equivalente à integralidade do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2021. O piso regional varia de R$ 1.617,00 a R$ 1.870,00.
“Iniciamos esta política de valorização do trabalhador paranaense há mais de 15 anos e ela se mantém dentro daquilo que projetamos. Que o Paraná tenha um piso regional muito superior ao salário mínimo nacional”, afirmou Romanelli, que já foi secretário estadual do Trabalho e era líder do governo quando a Assembleia Legislativa aprovou a lei que institui o salário mínimo paranaense, em 2006.
A lei que estabelece os valores do piso para 2022 foi sancionada pelo governador Ratinho Junior (PSD) e atende categorias de trabalhadores que não têm dissídio coletivo, data-base ou regulação por lei federal. A definição do reajuste é responsabilidade de um comitê tripartite, que envolve representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores.
São quatro faixas salariais, que beneficiam técnicos de nível médio; trabalhadores de serviços administrativos do setor de serviços e vendedores do comércio em lojas e mercados; trabalhadores agropecuários, florestais, da caça e pesca; da produção de bens e serviços industriais; e de manutenção e reparo.
ASC