O prefeito de Maringá Ulisses Maia, organizador do primeiro encontro de prefeitos das cidades polos do noroeste e também dos prefeitos presidentes das cinco associações de municípios da região disse em entrevista a O FATO MARINGÁ “o noroeste tem sido prejudicado na repartição dos recursos econômicos por parte do Governo do Estado” e que o objetivo da criação da Associação da Macrorregião com 115 cidades, “é elaborar pautas conjuntas para levar as reivindicações em forma conjunta”.
Ulisses disse que a região tem vários deputados sentando na Alep e que esses parlamentares foram eleitos com votos dos quase 2 milhões de habitantes do Noroeste e que por isso, “eles têm que trabalhar pelo noroeste para trazerem mais recursos e a infraestrutura que serve para acelerar o desenvolvimento atraindo mais indústrias para o interior”.
Além do prefeito de Maringá, participaram também Robison Pedrosa da Silva, prefeito de Jussara e vice-presidente da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte), representou o presidente da entidade, prefeito de Tapejara, Rodrigo de Oliveira Souza Koike, o Rodrigo Pezão. Das cidades polo, estiveram presentes, os prefeitos de Maringá, Ulisses Maia; Campo Mourão, Tauillo Tezelli; e de Umuarama, Hermes Pimentel; e os vices de Cianorte, João Alexandre Teixeira; e de Paranavaí, Pedro Baraldi. A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt foi a convidada especial do evento.