Pelo menos 98 pessoas morreram e 160 ficaram feridas na sequência do desabamento do teto de um clube noturno na capital da República Dominicana, informaram as autoridades.
Juan Manuel Méndez, diretor do centro de operações de emergência, disse na terça-feira à noite que os trabalhos de salvamento continuavam em curso.
“Continuamos a remover os escombros e a procurar pessoas”, disse. “Vamos continuar a procurar pessoas de forma incansável”.
Ainda não está claro o que causou o colapso do telhado do clube Jet Set em Santo Domingo. O acidente ocorreu nas primeiras horas da manhã de terça-feira, durante um concerto.
Nelsy Cruz, governadora da província de Montecristi, no noroeste do país, e irmã de Nelson Cruz, sete vezes jogador da Liga Principal de Basebol dos Estados Unidos, estava entre as vítimas.
Depois de ficar presa quando o teto desabou, Cruz conseguiu ligar para o presidente Luis Abinader às 00h49 da madrugada e contar o que tinha acontecido, segundo a primeira-dama, Raquel Abraje. Mais tarde Cruz acabou por morrer no hospital, confirmaram as autoridades.
“É uma tragédia muito grande”, disse Abraje, com a voz embargada.
Lamentamos el fallecimiento del ex-jugador de MLB Tony Blanco tras la tragedia en el día de hoy en Santo Domingo, República Dominicana. Blanco participó en 56 juegos para los Nacionales de Washington en 2005, incluyendo el primer juego de la historia del equipo. Jugó 9 temporadas… pic.twitter.com/sZH4kAN0Ew
— MLB Español (@mlbespanol) April 9, 2025
A Liga de Basebol Profissional da República Dominicana publicou no X que o antigo lançador da Liga Principal dos EUA Octavio Dotel, de 51 anos,e o jogador de basebol Tony Enrique Blanco Cabrera também morreram.
Familiares do cantor de merengue Rubby Pérez, que se apresentava em palco quando o telhado desabou, disseram inicialmente que ele havia sido resgatado, mas Méndez disse mais tarde que as equipes de resgate ainda estavam à procura dele. Mais tarde, a morte do cantor acabou por ser confirmada.
O empresário do cantor, Enrique Paulino, cuja camisa estava manchada de sangue, disse aos repórteres no local que o concerto começou pouco antes da meia-noite, tendo o telhado desabado quase uma hora depois, matando o saxofonista do grupo.
Dezenas de pessoas reuniram-se no Instituto Nacional de Patologia Forense, que partilhou fotografias das vítimas para que os seus entes queridos as pudessem identificar.
O Jet Set, um popular clube noturno de Santo Domingo que acolhe regularmente concertos de música de dança às segundas-feiras à noite, era frequentado por políticos, atletas e outras figuras proeminentes.
O clube estava a celebrar o 50.º aniversário, de acordo com a conta no Instagram. euro news