Desinformação estimula xenofobia no Ceará

foto - reprodução euronews

Em meio às tensões no Oriente Médio, peças de desinformação estão promovendo preconceito religioso e xenofobia. Em uma delas, um vídeo acusa o governo de estar enviando membros do Hamas de navio para a cidade cearense de Crateús, cidade que está a cerca de 300 km do mar.

A comunidade palestina no país conta com cerca de 60.000 pessoas entre imigrantes, descendentes e refugiados. O Brasil possui uma relação amistosa tanto com a Autoridade Nacional Palestina (ANP) quanto com os países do mundo árabe. Desde novembro de 2022, a xenofobia é equiparada ao crime de racismo no Brasil. Sua pena varia entre dois e cinco anos de reclusão e é imprescritível.

Desde o ataque a Israel do último dia 7, uma série de peças de desinformação estão tentando criar falsas relações da atual gestão com grupos envolvidos na agressão.

O Brasil Contra Fake já refutou outras duas dessas narrativas maliciosas. Em uma delas, uma doação feita à Autoridade Nacional Palestina foi atribuída pelas fake news ao Hamas. Em outra, as peças de desinformação acusavam falsamente a Embaixada da Palestina em Brasília de abrigar o grupo, o qual é rival político do partido do autogoverno palestino. Secom