DEU NO RIGON: Deputados vão pedir apoio ao governo

Pedido é para socorrer o Hospital Metropolitano de Sarandi.

foto: reproduçao maringá news

Deputados estaduais da região Noroeste e da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná vão pedir ao Governo do Estado a liberação de recursos para salvar o Hospital Metropolitano de Sarandi, que recebe pacientes de mais de 30 municípios e enfrenta grave crise que resultou na suspensão temporária do atendimento à população. Representantes de diversos segmentos participaram de audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia, hoje de manhã na Câmara Municipal, e aprovaram a decisão judicial de intervenção no hospital e afastamento dos dirigentes após denúncias de má gestão.

Cumprindo ordem da Justiça, a Secretaria de Saúde do Estado indicou gestores da Santa Casa de Curitiba como interventores. A equipe já está em Sarandi para avaliar a situação e apresentar plano de gerenciamento no prazo de 30 dias, conforme estabelecido pela liminar que determinou a intervenção. A 15a Regional de Saúde de Maringá decidiu pela interdição de parte do Metropolitano de Sarandi devido ao risco de infecção hospitalar detectado pela Vigilância Sanitária. Pacientes internados foram transferidos para diversos hospitais da região.

Na audiência pública, deputados estaduais estabeleceram como prioridade o pagamento de salários de funcionários e terceirizados que prestam serviços terceirizados. Os parlamentares também vão acompanhar o levantamento sobre a situação financeira e administrativa do hospital e monitorar a absorção da demanda de atendimentos por outros hospitais, juntamente com a Regional de Saúde. Os parlamentares devem voltar a Sarandi daqui a 15 dias para se reunir com a equipe interventora e lideranças regionais para obter mais informações sobre a crise no Hospital Metropolitano de Sarandi.

“A Assembleia vai fazer a interlocução com o Governo do Estado e aprovar projeto de suplementação de recursos para recuperar o hospital. Precisamos do plano de gestão o mais rápido possível para ampliar a discussão com a Secretaria de Saúde” – disse o deputado Tercilio Turini, presidente da Comissão de Saúde Pública. “O Ministério Público e o Poder Judiciário deram a resposta necessária com a intervenção. Agora vamos buscar soluções para a crise e retomada do atendimento” – complementou o deputado Evandro Araújo, que juntamente com o deputado Delegado Jacovós propôs a audiência pública.

LEIA MAIS