Dia do Engenheiro de Custos: Profissão busca equilíbrio no gastos, qualidade e eficiência

Crea enaltece a profissão e celebra a data no Paraná

Dia do Engenheiro de Custos: Profissão busca equilíbrio no gastos, qualidade e eficiência

foto – ASC

Nesta sexta-feira (27), é celebrado o Dia do Engenheiro de Custos em todo o Brasil. A profissão é uma área da engenharia dedicada exclusivamente a gestão financeira de projetos e envolve questões como estimativas, controle de gastos, previsão de custos, avaliação de investimentos e análise de riscos. Na prática, portanto, os Engenheiros de Custos buscam o equilíbrio real entre gastos, qualidade e requisitos de tempo. É um ramo de trabalho que utiliza gestão, finanças e análise de rentabilidade como bases para os trabalhos do dia a dia.

No Brasil, não existe uma graduação específica para a Engenharia de Custos, mas a capacitação profissional se baseia, principalmente, em uma formação inicial e em cursos complementares.

Normalmente, o Engenheiro de Custos é graduado em alguma área da Engenharia e, depois, escolhe algum MBA voltado ao segmento de custos. Após a formação, o profissional está capacitado a atuar diretamente em processos de licitações e contratos, desenvolvimento profissional, negociações, metodologia de pesquisa e planejamento e controle de custos, por exemplo”, explica o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Engenheiro Civil Ricardo Rocha.

Ainda de acordo com Ricardo, a profissão, que vem ganhando cada vez mais destaque, é essencial para a sociedade, visto que zela pelo bom uso dos recursos financeiros. Dessa forma, em escala pública, a profissão pode ganhar mais espaço nos próximos anos.

Com a vigência de leis como a de licitação e de transparência, a boa organização de custos e o planejamento financeiro de órgãos públicos é cada dia mais essencial. Portanto, acreditamos que a Engenharia de Custos vai ganhar ainda mais evidência daqui para frente, pois precisamos de profissionais capacitados para gerir recursos, sejam eles públicos ou privados”, pontua Ricardo.

Dia do Engenheiro de Custos
Em 09 de novembro de 2006, foi instituída a Lei nº 4.905 que cria, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, o Dia do Engenheiro de Custos, comemorado no dia 23 de maio de cada ano. Em maio de 2017, a Lei Federal nº 13.453/2017, sancionada no mês de julho, instituiu o dia 27 de maio como o Dia Nacional do Engenheiro de Custos. ASC