O diretor clínico do Hospital Psiquiátrico de Maringá – HPM, Dr Paulo Vecchi Abdala e infectologista Ana Cristina Gurgel apresentaram os dados atualizados sobre a evolução dos casos de COVID-19 na estrutura hospitalar. A atualização chega através de um vídeo de cerca 3 minutos em que os médicos explicam todas as medidas que a estrutura hospitalar implantou para que o vírus não continue a se disseminar. VEJA O VÍDEO:
Na manhã de hoje, 29, a assessoria de imprensa do Hospital Psiquiátrico de Maringá já havia publicado uma Nota Oficial explicando que 36 pacientes resultaram positivo ao exame para COVID-19 a partir do dia 16 de maio. A estrutura hospitalar já havia registrado outros 31 casos na primeira quinzena do mês. Na ocasião, o hospital informou que não receberia novos pacientes por 30 dias, que havia tomado todas as precauções para evitar novos contágios e que realizaria exames em todos os pacientes e funcionários.
O hospital informa que realizou até hoje, testes de COVID-19 em 126 pacientes e que o total de contagiados, inclusos os 36 da segunda quinzena de maio, é de 53. A nota oficial do hospital informa ainda que, 19 pacientes ainda aguardam os resultados dos exames.
Segundo o hospital, dos infectados com o vírus, 48 estão estáveis, passando por acompanhamento diário da equipe multidisciplinar do hospital. Cinco foram transferidos a outros hospitais. O HPM informa ainda que todos os demais pacientes positivos para a doença estão isolados em três setores, totalmente separados dos demais. Dos 200 funcionários (mais 24 médicos), 135 foram testados. Destes, 31 tiveram resultados positivos para a Covid-19 até no dia 20 de maio.
Anteontem, 27, mais uma funcionária testou positivo. Todos estão em isolamento domiciliar.
O HPM ressaltaque “os 114 exames realizados foram custeados pelo próprio hospital e 21 disponibilizados pelo Estado”.
A direção do hospital destaca que os pacientes receberão alta médica somente quando apresentarem estabilidade no quadro psiquiátrico e estarem negativos para a Covid-19, em segurança para o retorno a seus lares.
VEJA QUAIS SÃO AS MEDIDAS ANUNCIADAS PELO HPM PARA CONTER A TRANSMISSÃO DO VÍRUS:
* Contratação de uma médica infectologista.
* Reavaliação do plano de contingenciamento para a Covid-19 já existente.
* Treinamentos de uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) em vídeo para todos os colaboradores.
* Reestruturação das alas de isolamento (há três no momento). OTrabalho é realizado em conjunto com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, seguindo suas orientações, bem como do Ministério da Saúde.
* Monitoramento de pacientes e funcionários diariamente.
LEIA A NOTA OFICIAL DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO HPM
*COVID-19: ATUALIZAÇÃO BOLETIM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DE MARINGÁ*
*Do dia 16 de maio até o momento foram 36 novos resultados positivos de pacientes para o coronavírus*
28 de maio de 2020
O *Hospital Psiquiátrico de Maringá (HPM), primando pela transparência, pelo comprometimento com pacientes, familiares, funcionários, colaboradores e comunidade em geral*, divulga novo boletim Covid-19.
Dos cerca de 200 pacientes atendidos na unidade, foram testados, até nesta data, 126. Destes, 54 tiveram resultados negativos para o coronavírus, 53 positivos (*36 do dia 16 de maio até o momento*) e 19 aguardam resultados.
Dos infectados com o vírus, 48 estão estáveis, passando por acompanhamento diário da equipe multidisciplinar do hospital. Cinco foram transferidos a outros hospitais.
*O HPM informa ainda que todos os demais pacientes positivos para a doença estão isolados em três setores, totalmente separados dos demais*.
Dos 200 funcionários (mais 24 médicos), 135 foram testados. Destes, 31 tiveram resultados positivos para a Covid-19 até no dia 20 de maio. Ontem, quarta-feira, 27, mais uma funcionária testou positivo. Todos estão em isolamento domiciliar. Ressaltamos que dos exames realizados, 114 foram custeados pelo próprio hospital e 21 disponibilizados pelo Estado.
A direção do hospital destaca que os pacientes receberão alta médica somente quando apresentarem estabilidade no quadro psiquiátrico e estarem negativos para a Covid-19, em segurança para o retorno a seus lares.
*MEDIDAS PARA CONTER A DOENÇA*
*O Hospital Psiquiátrico de Maringá informa ainda que desde o dia 15 de março tomou várias medidas preventivas e agora implementou novas diante do primeiro caso positivo, confirmado pelo HU no dia 15 de maio.
– Entre as medidas tomadas para controlar o coronavírus, o HPM contratou médica infectologista.
– Fez reavaliação do plano de contingenciamento para a Covid-19 já existente.
– Realizou novos treinamentos de uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) em vídeo para todos os colaboradores.
– Fez reestruturação das alas de isolamento (há três no momento).
– *Todo o trabalho é realizado em conjunto com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, seguindo suas orientações, bem como do Ministério da Saúde*.
– Está sendo realizado o monitoramento de pacientes e funcionários diariamente.
*O HPM destaca que, ao mesmo tempo em que atua no controle da doença, adotando todos os protocolos preconizados para a Covid-19, se solidariza e presta todas as informações e assistências às famílias*.