A Diretoria de Cultura (DCU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com inscrições abertas para aulas de violão de aikido. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário on-line, até o dia 2 de março. Os cursos são gratuitos e abertos à comunidade e acontecem no bloco A34 (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) do câmpus de Maringá.
As aulas de violão serão realizadas entre 10 de março e 7 de julho de 2025. Os requisitos para participar são: ter idade entre 11 e 55 anos; possuir um violão clássico e ter disponibilidade de tempo para prática de violão em casa. Os interessados devem preencher o formulário on-line disponibilizado pela DCU até 2 de março. Por meio do formulário, serão agendadas entrevistas de seleção para o curso.
As aulas são individuais e ministradas por Jairo Botelho Cavalcanti, doutor em Musicologia. O professor dá aulas de violão na UEM há 33 anos e participou da criação do curso de graduação em Música na universidade. Ao todo, são ofertadas 12 vagas. Os horários e dias das aulas serão acordados entre professor e aprendiz.
Aulas de Aikido
As aulas de aikido serão ofertadas entre 11 de março e 18 de dezembro de 2025, às terças-feiras, das 18h30 às 20h, na sala 1 do Bloco A34 da UEM. Para participar, é necessário: ter idade mínima de 5 anos (pessoas menores de idade precisam estar acompanhadas dos pais ou responsável legal); estar apto(a) à prática de educação física; possuir condições para aquisição de quimono, pagamento de taxa de exame e material individual do aikido; ter atestado médico para a prática de atividade física de médio impacto ou declaração de responsabilidade física.
As inscrições também são realizadas via formulário on-line até 2 de março. Ao todo, são disponibilizadas 15 vagas, dez para iniciantes e cinco para pessoas com conhecimento de aikido.
De acordo com Cavalcanti, que pratica aikido há quase 20 anos, a arte marcial representa uma prática da não agressão, ou seja, a técnica só flui se houver agressor. Geralmente, essa agressão é simulada nas aulas. Este é o segundo ano consecutivo em que o professor desenvolve a ação social das aulas.
As aulas da arte marcial contemplam estudos de técnicas de aquecimento, alongamento, distanciamento, esquiva, arremesso, condução, aprisionamento e imobilização; treinamento individual, em duplas, trios, ou em grupo, conforme o nível de aprendizado.
As informações sobre essas e outras atividades ofertadas pela Diretoria de Cultura estão disponíveis no Portal DCU ou no perfil @dcu.uem no Instagram.
ASC/UEM