Divulgados os resultados da 1ª etapa do Programa Rio Limpo

Cerimônia aconteceu no Hélio Moreira durante as comemorações do Dia Mundial da Água.

A apresentação dos resultados aconteceu na manhã desta quarta-feira, 22, no auditório Hélio Moreira durante a solenidade de abertura da programação do Dia Mundial da Água.

A programação contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, e de prefeitos da  Associação de Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Durante a cerimônia, o prefeito Ulisses Maia também assinou convênio com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Nupélia, para caracterização dos corpos hídricos do Ribeirão Bandeirantes do Sul e córrego Mandacaru.

“Investir na preservação ambiental e dos recursos naturais é promover a qualidade de vida. Com o ′Rio Limpo′ e tantas outras iniciativas temos consolidado nossa cidade como referência em sustentabilidade”, disse Ulisses.

Na primeira etapa do ′Rio Limpo′ foram realizadas coletas em nove pontos ao longo da bacia do Ribeirão Bandeirantes do Sul. Além disso, 55 empresas da região foram vistoriadas para verificar a regularidade do tratamento e destinação de efluentes líquidos, outorgas e licenças. Do total de coletas, em seis amostras analisadas foram obtidos parâmetros fora do permitido pela legislação ambiental vigente. A equipe técnica do IAM investiga quais podem ser as causas. Além disso, das empresas vistoriadas, 15 foram notificadas por irregularidades.

Na segunda etapa do programa lançado hoje, serão realizadas vistorias na bacia do Ribeirão Maringá e as vistorias vão começar no córrego Mandacaru. ASC