Documentário sobre Padre Scherer libera reserva de ingressos para estreia

Fotos da Lírica Aragão

O primeiro documentário histórico internacional produzido na cidade, o média-metragem “Scherer: do nazismo à terra vermelha”, com roteiro e direção de Miguel Fernando (Maringá Histórica), já tem data para estrear. O lançamento está marcado para o dia 3 de maio, às 20h, na maior sala do Cineflix, no shopping Maringá Park. A entrada é gratuita e os interessados devem reservar seus lugares preenchendo um formulário no Google.

Após quase um ano de pesquisa, as filmagens e entrevistas foram realizadas nas cidades de Maringá, Rolândia, São Paulo e também na Europa, em Mutzig e Estrasburgo (França), Londres (Inglaterra), Stuttgart, Munique e Metten (Alemanha) o que garantiu, além de belas imagens, a revelação de informações pouco conhecidas sobre a vida do controverso e emblemático padre alemão Emil Clemens Scherer, que aqui ficou conhecido como Emílio Clemente Scherer.

Fotos da Lírica Aragão

Scherer chegou ao Brasil em 1938 e aqui fez construir a primeira capela, chamada São Bonifácio, localizada no atual Conjunto Cidade Alta. Foi o primeiro padre de Maringá e, anos depois, também liderou a construção da Capela Santa Cruz. Atualmente, as duas capelas são tombadas como patrimônios históricos do Estado.

“Com a pesquisa, o trabalho e a viagem à Europa, nós pudemos atestar que Scherer teve um vínculo direto com Adolf Hitler durante o início da implantação do regime nazista na Alemanha e que foi preso em duas oportunidades: uma quando teria desviado dinheiro do Terceiro Reich e, numa segunda oportunidade, quando batalhava pela reintegração da Alsácia do território francês ao território alemão. Com certeza é uma história que nos prova a transnacionalidade deste personagem que passou quase 15 anos na cidade de Maringá”, conta Fernando.

Para apurar e checar informações, dez pessoas foram entrevistadas, entre elas o sobrinho-neto de Scherer, Thomas Röhlen, residente na Alemanha. Diversos arquivos e acervos foram acessados com o objetivo de reconstituir parte dos caminhos feitos por Scherer ao longo da vida, abordando um período histórico que vai desde o seu nascimento, em 1889, até sua morte em 1970. Um dos pontos altos das locações é a Abadia de Metten, próximo do vale do Danúbio e da floresta da Baviera, na Alemanha, local onde Scherer passou seus últimos dias.

Após o lançamento, o filme ficará disponível gratuitamente no canal do YouTube do Maringá Histórica, inclusive com versões acessíveis em Libras e audiodescrição. A classificação é livre, destinada a todos os públicos. Ao longo dos próximos meses o pesquisador Miguel Fernando também irá realizar palestras gratuitas sobre a história de Maringá em escolas públicas do município, como contrapartida social do projeto que foi viabilizado pela Lei Rouanet. ASC

Ficha técnica
Produção: Maringá Histórica
Co-produção: Cosmos Filmes
Imagens: Maycon Quiozini, Felipe Cosmos e Miguel Fernando
Direção de Fotografia, Still e Making Of: Lírica Aragão
Pesquisa: Miguel Fernando, Rogério Recco e Marco Antonio Deprá
Trilha Sonora Original: Stone Ferrari
Produtor Executivo e Roteirista Auxiliar: Eliton Oliveira
Identidade visual: Walther Thomé Jr / Sol Propaganda
Assessoria de imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura
Direção Geral, Roteiro e Apresentação: Miguel Fernando

Serviço:
Estreia “Scherer: do nazismo à terra vermelha”
Dia 03/05/2023 às 20h
Local: Cineflix do Maringá Park
Reserve seu lugar preenchendo o formulário no link:
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá
Realização: Maringá Histórica, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil: união e reconstrução.