A exposição ‘De Odessa a Berlim: a pintura europeia do século XVI ao século XIX’ foi inaugurada na Gemäldegalerie. A exposição apresenta 12 das 74 pinturas retiradas da cidade ucraniana de Odessa num esforço para protegê-las da invasão russa da Ucrânia.
Desde o início da guerra, numerosas obras de arte foram transferidas para contentores protegidos e abrigos subterrâneos para serem mantidas a salvo de bombardeamentos e incêndios. Mais tarde, foi decidido enviar as que restaram para o estrangeiro para que ficassem mais protegidas.
Quantos refugiados ucranianos há na Alemanha?
Nos últimos dois anos, mais de um milhão de ucranianos viajaram para a Alemanha como refugiados. Mais de cem mil vivem atualmente em Berlim. A exposição tem como objetivo consciencializar sobre a guerra e mostrar apoio aos ucranianos que vivem na Alemanha.
O Museu de Arte Ocidental e Oriental de Odessa foi inaugurado em 1923 e contém importantes obras de mestres italianos, holandeses, alemães e franceses. A maioria das obras de artistas ucranianos são exibidas em outros museus. Em julho de 2023, o edifício do museu foi danificado por um ataque russo.
O Museu de Odessa ajuda os ucranianos devastados pela guerra
Apesar disso, Igor Poronyk, disse que o tem desempenhado um papel muito importante para a cidade desde o início da guerra.
“Quando há uma guerra, a cultura torna-se mais importante para a humanidade. Porque a guerra é miséria, caos e escuridão. Mas a cultura é luz e normalidade. Ela ajuda as pessoas a permanecerem humanas em uma situação desumana”, disse o diretor do museu.
A exposição está patente até 28 de abril de 2024. No final deste ano terá lugar uma exposição maior, que apresentará as outras 74 obras, também em Berlim.
EURO NEWS