Atolado em dívidas, e com um novo gestor que não comprou nenhum jogador para tentar salvar o time do rebaixamento, o fraco time do Galo recebe o Toledo no WD no domingo as 15h e precisa de pelo menos de um empate para não cair para a Terceira Divisão.
Para atrair torcedores, o time anuncia que o ingresso será 1kg de alimento não perecível. As doações vão para a entidade “Mãos Solidárias de Iguatemi e Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos de Maringá”.
Futebolísticamente falando, é o Grêmio que precisa de solidariedade por parte do Toledo que resolveu começar a jogar melhor bem no final do campeonato.
É muito difícil a situação do Grêmio de Esportes Maringá. Se no lugar de um time de futebol estivéssemos falando de um doente, seria de uma pessoa na UTI e em estado terminal. O elenco é muito fraco; bem mais fraco do que o que disputou e venceu a Terceira Divisão do Futebol Paranaense em 2022. Do time que está aí, dizem vozes bem próximas ao clube, só se salvam o goleiro William, o meia Max e o atacante Ian, e ainda assim, seriam bons reservas numa competição como a Segundona do Paranaense.
Vários jogadores que disputaram o certame pelo Galo no ano passado, agora jogam em clubes como Andraus; é o caso do centro-avante André Carlos e também do técnico Claudemir Sturion; mas não pára por aí; há jogadores como Igor Villela e Coruja que estão no Operário de Campo Grande que disputa a Série D do Brasileiro no mesmo Grupo do Maringá Futebol Clube, time que vive em um outro universo.
TIME TREINOU EM MARINGÁ ONTEM (22)
Na tarde desta quinta-feira, 22, o time que vive e treina rotineiramente em São Pedro do Ivaí, veio a Maringá e treinou no Willie Davids. O goleiro Willian disse em entrevista a Gabriel Tazinasso da assessoria de imprensa do clube, que a partida definirá o futuro do time e também dos jogadores.
“Tentamos coisas maiores para o Grêmio; infelizmente não aconteceram e agora temos uma final pelo lado ruim, contra o rebaixamento. A preparação para a partida contra o Toledo está exigindo muito foco, porque vai ser extramamente difícil porque eles não vão facilitar as coisas nem um pouco para nós”.
Se Willian não tomar nem um gol no domingo, o Galo se salva, mas se desmancha até um novo início na Segundona no ano que vem.
EMPRESA QUE ASSUMIU GESTÃO, NÃO CONTRATOU JOGADORES PARA SALVAR TIME DO REBAIXAMENTO
O anúncio da chegada da empresa curitibana Doria Sports como nova gestora do futebol do Galo no último dia 10, chegou a animar alguns desavisados. A sociedade pagou dívidas que os antigos gestores do Instituto dos Torcedores do Grêmio – ITGEM, deixaram na cidade de São Pedro do Ivaí, cidade onde o jogadores pseudo Galo, que foi apelidado por muitos de Grêmio de São Pedro, treinam e vivem; os jogadores só vem a Maringá nos dias de jogos, e em São Pedro, chegaram a serem expulsos do hotel por causa de uma dívida de cerca de R$ 45 mil.
Doria teria apagado o incêndio imediato e sanado pequenos débitos. Indiscrições, apontam para uma dívida total de mais de R$ 1,5 milhão. A primeira partida em que Doria poderia ter influenciado contratando uma meia dúzia de jogadores à altura da história do Grêmio, foi no domingo passado (18) em União da Vitória, mas a empresa de Curitiba não contratou nenhum jogador e deixou o clube seguir a esmo; o resultado foi uma derrota por 3 a 1.
Faltando 2 dias para a partida decisiva contra o Toledo, nada se mexeu, ninguém falou em contratar jogadores que possam garantir a salvação, e o Grêmio continua sendo de São Pedro. No próximo domingo, as 15h no Willie Davids, o Galo do Norte entra em campo com aquilo que tem, e é bem ruim, para tentar segurar um empate contra um Toledo que também é bem fraco, mas que quase bateu na última rodada aquele PSTC que no final de maio, deitou e rolou contra o Grêmio no WD, venceu por 3 a 1, mas poderia ter enfiado uns oito se no intervalo não tivesse tirado de campo cinco de seus principais atletas para poupá-los.
O técnico Joel Preisner, que de interino no lugar de Paulo Cesar Catanoce, virou definitivo, deve mandar a campo William, Matheus, Roger, Gui, Vinícius, Lucas, Maxuell, Luiz, Maycon, Ian Carlos e Fagundes.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE DECIDEM À FAVOR DO TOLEDO CASO VENÇA A PARTIDA EM MARINGÁ
O Grêmio tem 7 pontos, três a mais do que o Toledo. Se vencer ou empatar se salva; se perder por qualquer placar baila e cai, porque pelos critérios de desempate, depois do número de pontos que seria igual, aparece o número de vitórias, e também nesse quesito os dois times terminariam empatados com duas cada um. No critério seguinte, o de saldo de gols, tanto Galo como Porco tem hoje, saldo negativo de cinco gols, e isso significa que com a vitória em Maringá, mesmo que por 1 a 0, o Toledo reduziria seu déficit a menos 4 e mandaria o Grêmio para o vinagre; e dessa vez, pode ser para sempre, ou alguém acredita que alguém vai ter coragem de colocar dinheiro num clube que vai ter que começar tudo de novo em 2024, lá na deficitária Terceira Divisão ?