Duas avenidas com nome de Carlos levam maringaenses a equívocos

Por Ligiane Ciola

foto: OFATOMARINGA.COM

Não tem um único dia em que pelo menos um maringaense não procure um endereço comercial na avenida errada aqui no alto da zona 5. Isso acontece porque as avenidas Carlos Gomes e Carlos Borges nascem juntas na praça do Cogumelo, que também é conhecida como da Caixa D´água e das Antenas, mas que na verdade se chama PIO XII.

 

Mapa de 1970, quando a Carlos Borges ainda tinha status de rua.

As duas estão ali, bem juntinhas quase que desde sempre; O Memorialista Marco Antônio Deprá explica que até 1967, a  Borges na parte acima da Teixeira Mendes se chamava Rua Carlos Laet; “outro Carlos”, enfatiza Deprá. A mudança veio com a aprovação da Lei nº 542, de 03/11/1967.

Nas últimas duas décadas, a vocação das belas vias passou a ser mais comercial do que já era, sobretudo a da Carlos Borges no trecho que está paralela à Carlos Gomes.

 

 

O aumento da atividade comercial na região atraiu principalmente pessoas que precisam ir a uma das dezenas de clínicas médicas e estruturas de saúde que as duas vias abrigam. Outros gêneros de negócios como escolas, pet shops e clínicas veterinárias também trazem muito movimento.

Algumas dessas coincidências levam pessoas que não conhecem o bairro ao lapso. Na manhã nublada desta terça-feira, 14, mais uma vez me deparei com alguém que persegue um número que não existe na avenida Carlos Gomes. Foi durante a pausa para o café que tomava na sacada da sede de OFATOMARINGA.COM que fica na sobreloja do 146 da Carlos Gomes, que vi uma senhora com um papel em mãos caminhando para cima e para baixo atrás do número cento e alguma coisa.

A elegante senhora desceu mais uma vez à pé em direção ao Hospital Paraná; olhou indignada para os números nos prédios e não encontrando o que queria, voltou apressada para a direção de onde tinha vindo. Ao passar sob a sacada de OFATOMARINGA.COM fiz como sempre faço nesses casos e interpelei a mulher esperando poder ajudá-la.

Bom dia, cumprimentei a mulher que respondeu prontamente esperando por uma ajuda que caísse do céu. E lá estava eu, não tá alto, mas um pouco acima.

“Vi que a senhora está procurando por um endereço’, indaguei.

“Sim, procuro tal clínica no número tal”, disse a mulher. Omito nomes, porque não vem ao caso.

Mas, qual é o nome da avenida que a senhora está procurando, pergunto tentando entender se minhas desconfianças baseadas nas dezenas de vezes com que já nos deparamos com situações iguais são fundadas também dessa vez.

Avenida Carlos Borges, disse a senhora.

“Pois é” a senhora está na avenida errada. Essa aqui, é a Carlos Gomes; a Carlos Borges é paralela à Gomes e fica na próxima quadra em direção ao centro”,  expliquei.

Como todas as outras pessoas que chegam a perder seus agendamentos, a mulher colocou a mão na cabeça e disse; “É por isso que não acho esse número. O pior é que meu carro está lá embaixo e já estou atrasada”.

Problema do endereço resolvido, mas ainda dei um pitaco. “A senhora está a menos de 200 metros do endereço que procura. Vá à pé, tanto, a senhora já fez uma caminhada bem maior procurando na avenida errada”.

A mulher agradeceu e concordou com o conselho.

Se estiver procurando pela avenida Carlos na zona 5, certifique-se qual deles. Borges, é o pioneiro maringaense, Gomes, é um dos maiores compositores brasileiros de Óperas e autor de O Guarani.

 

Vídeo mostra porque o equívoco acontece