A 11ª sessão ordinária da Câmara de Nova Tebas – cidade da região central do Paraná, deve entrar para o livro dos recordes como a mais rápida da história de um Legislativo. Durou só 20 segundos e foi encerrada porque apenas um dos nove vereadores do pequeno município de menos de 7 mil habitantes não compareceram.
A situação foi registrada pela TV Câmara de Nova Tebas na noite de segunda-feira (18). Na transmissão AO VIVO, o vice-presidente do Legislativo Vanderley Borgert (PP), aparece acompanhado de um assessor jurídico da Casa de Leis. Borget declara abertos os trabalhos e na sequência anuncia o ‘fracasso’ da sessão.
“Invocando a presença de Deus, declaro aberta a 11ª sessão ordinária [do ano]. Considerando a falta de quórum regimental, declaro fracassada a sessão. Agradeço a todos por acompanharem nossas sessões. Boa noite a todos”, disse o único vereador presente em plenário.
A Câmara informou através de Nota, que sete dos nove vereadores cumpriam agenda em Brasília onde participam da XXVII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios que termina na quinta-feira (21).
>>> Diz a Nota
“Os vereadores Aline Hrysyk, Hamilton Sonaldo de Góis, Hoanderson Martins Berger, Odair Medeiros de Oliveira, Orildo Vieira da Luz, Sidinei Schon e Valdeir José dos Santos, da Câmara Municipal de Nova Tebas, esclarecem que a sessão ordinária prevista para o dia 18 de maio de 2026 não foi realizada em razão da ausência de quórum regimental mínimo para abertura dos trabalhos legislativos.
As ausências ocorreram em virtude de agenda oficial em Brasília/DF, onde os parlamentares participam da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre os dias 18 e 21 de maio de 2026.
O evento reúne representantes de municípios de todo o país e possui caráter institucional e oficial, com debates sobre pautas municipalistas, captação de recursos, fortalecimento dos municípios e participação em reuniões junto a autoridades federais.
A viagem foi realizada por deslocamento terrestre, considerando a logística da viagem e a distância entre o Município de Nova Tebas/PR e Brasília/DF, motivo pelo qual foram concedidas 5 (cinco) diárias aos vereadores participantes. Os vereadores reforçam que não recebem pagamento por sessão realizada, sendo a remuneração efetuada por meio de subsídio mensal fixo, conforme determina a legislação vigente.
Nos termos do Regimento Interno da Câmara Municipal, para abertura e realização das sessões é necessária a presença mínima da maioria dos vereadores em exercício.Ressalta-se, ainda, que todos os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Nova Tebas encontram-se em dia, com a pauta administrativa e legislativa regularmente organizada, garantindo o pleno funcionamento das atividades da Casa. A Câmara Municipal de Nova Tebas reafirma seu compromisso com a transparência, legalidade e responsabilidade no exercício da função pública, sempre buscando representar os interesses da população novatebense”.


