É FALSO site que mostra votos computados a partir do CPF

É FALSO site que mostra votos computados a partir do CPF

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um site falso em que, a partir do CPF, seria possível consultar qual voto foi computado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições deste ano para o cargo de Presidente da República. O site é FALSO e não utiliza nenhum tipo de informação proveniente da Justiça Eleitoral.

O vídeo mostra o suposto voto a partir do CPF de uma pessoa que já faleceu. Entretanto, quando há o registro de óbito, o título eleitoral é automaticamente cancelado a partir do CPF da pessoa falecida.

Cuidado com golpes

A Justiça Eleitoral alerta para que as pessoas tenham cuidado ao digitar seus dados pessoais, como CPF, título de eleitor ou qualquer outra informação neste ou em qualquer outro site, pois pode haver risco de uso indevido dos dados dos eleitores.

 

Sigilo do voto é integralmente preservado

O voto digitado na urna eletrônica, além de sigiloso, é inviolável, conforme prevê a Constituição Federal. Além disso, não há como vincular a autoria de um voto registrado na urna a um eleitor específico.

Conforme já explicado em esclarecimento anterior feito pela Justiça Eleitoral, não é possível conhecer o voto de cada eleitora ou eleitor. O log da urna – registro das atividades de funcionamento dentro da urna – pode ser acessado pelo Portal de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo aplicativo Resultados. Apesar de ser um arquivo público, não registra informações como número do título de eleitor e nem revela voto. O armazenamento dos votos é feito de modo que ninguém, nem mesmo a Justiça Eleitoral, possa saber em que candidato cada eleitor votou.

Portanto, os supostos votos que o site divulga são falsos, inventados e inexistentes.

Com informações do TSE