A solenidade de inauguração,acontece hoje ,28, em evento que se estende das 14 às 21h30, quando a Orquestra Sinfônica do Paraná executa seus últimos acordes, será um marco histórico, preparado com a dimensão que a data exige.
“Trata-se de um momento histórico, importante para a cidade e mais ainda para cada um dos maringaenses, especialmente aquelas pessoas que usam o transporte público”, afirma o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, reconhecendo os transtornos causados pela obra do terminal no cotidiano dos usuários. “Desde que iniciamos a obra, não paramos um dia. E vamos fazer muitos ajustes ainda para tornar o terminal cada vez melhor”, acrescenta.
O terminal, construído para integrar modais de transporte, conforme estrutura no subsolo preparada para receber, por exemplo, trem de passageiro, leva com justiça o nome do ex-prefeito e deputado federal Said Ferreira, em cujos mandatos executou um importante conjunto de obras na cidade. Também deu sua contribuição à transferência do pátio de manobras da antiga rede ferroviária federal para os limites da cidade, viabilizando a implantação do terminal.
Irma Badotti Ferreira, viúva do ex-prefeito, junto com a família, participará da programação de inauguração, com início previsto para às 14 horas com diversas atividades ofertadas pelas secretarias municipais. Entre os serviços estão orientações sobre direitos do consumidor, informações sobre o programa Bolsa-Família, consultas sobre Carteira Nacional de Habilitação, aferição de pressão e recadastramento nas Unidades Básicas de Saúde.
A solenidade oficial de inauguração será realizada a partir das 19 horas e nos extremos do terminal, balões serão inflados, como se fossem decolar, mas presos ao chão por cordas, darão um show de luzes e cores a poucos metros do solo. No mezanino, exposição vai contar um pouco da história do transporte público da cidade, lembrando que área ainda será inaugurada, quando operações comerciais, como praça de alimentação, forem iniciadas. A orquestra começa a tocar às 20h30.
Ônibus começam a operar no domingo, 1º de março. São seis plataformas com totens identificando nomes e números das 66 linhas de ônibus. O novo espaço, quatro vezes maior que o anterior, tem área de 22,3 mil m², por onde circularão aproximadamente 30 mil usuários todos os dias. A segurança, 24 horas, contará com 58 câmeras convergindo imagens para um centro de monitoramento. Guarda Municipal e Polícia Militar reforçarão patrulhamento no entorno.
Fonte: Assessoria Comunicação PMM