Reconhecida como uma das cidades mais arborizadas do mundo, estima-se que Maringá tenha aproximadamente 150 mil árvores, mas um grande percentual delas já chegou ou estão chegando ao seu ciclo final de vida. Raízes mortas ou frágeis acabam não resistindo às chuvas e temporais, e acabam caindo produzindo danos a toda a sociedade.
O problema não é novo e cada candidato a prefeito de Maringá tenta oferecer uma solução que seja capaz de vira ao encontro das necessidades da população.
O candidato a prefeito pelo PP – Silvio Barros, indica dois caminhos para a superação do problema;
Melhoria na gestão e o uso de tecnologias. “É possível resolver esse problema com manejo eficiente, corretivo e preventivo da arborização urbana, por meio da contratação de empresas especializadas que tenham equipamentos capazes de fazer laudos técnicos com rapidez e eficiência”, explica Silvio.
“Sobre a queda das árvores, nós vamos resolver esse problema da população maringaense com gestão e tecnologia. Primeiro, nós vamos contratar empresas especializadas em manejo de arborização urbana. Nós precisamos cuidar das nossas árvores preventivamente para que elas possam crescer e ter uma vida longa e saudável”, afirma ele, reforçando que atualmente já existem tecnologias e equipamentos que podem detectar rapidamente se uma árvore, aparentemente bonita e saudável, está na verdade doente por dentro.
“Além disso, com tecnologia e equipamentos apropriados, a Prefeitura vai emitir laudos e autorizar a poda e remoção, quando houver necessidade, muito mais rápido. Nós vamos organizar também um grande programa de produção de mudas para repor as árvores que caíram ou que foram cortadas. Mas vamos escolher muito bem as espécies para que Maringá continue sempre verde e florida”, completou.