O Ministério da Defesa enviou no final da tarde desta quarta-feira, 9, o relatório técnico de fiscalização do sistema eletrônico de votação das eleições de 2022. De acordo com o documento, os dados apresentados na totalização dos votos estão corretos e que não há nenhum indício de fraude.
O documento traz sugestões para melhorar o sistema a partir das próximas eleições, principalmente em relação à impressão dos boletins de urnas que em alguns casos demoraram para entrar online ou não foram afixados nas seções em locais de fácil visibilidade e acessível a todos.
Nota do TSE
Após a divulgação do relatório o TSE através do presidente Ministro Alexandre de Moraes, divulgou Nota Oficial:
“O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu com satisfação o relatório final do Ministério da Defesa que, assim como todas as demais entidades fiscalizadoras, não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022.
As sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas.
O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, lisura e total transparência da apuração e totalização dos votos.”