Em Dia Internacional de Cobertura Universal de Saúde, OMS ressalta cuidados primários

Neste 12 de dezembro, Organização Mundial da Saúde quer aumentar conscientização para urgência de sistemas fortes e resilientes de saúde em todo o mundo; milhões de pessoas seguem precisando de tratamento e de maiores investimentos no setor.

Em Dia Internacional de Cobertura Universal de Saúde, OMS ressalta cuidados primários

Unicef/Fouad Choufany

As Nações Unidas maraca este Dia Internacional sobre Cobertura Universal de Saúde conclamando a governos de todo o mundo que façam “investimentos inteligentes” no setor.  A pandemia de Covid-19 mostrou que o cuidado universal de saúde e a segurança na área estão interconectados para proteger a todos.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, afirma que um sistema de saúde é bem-sucedido quando ele funciona para cada cidadão.

 

Saúde de qualidade e a um preço acessível

Em 2012, a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução pedindo a todos os países para acelerar o alcance da cobertura universal de saúde, UHC na sigla em inglês.

Pela proposta, todos em qualquer lugar, têm o direito de receber cuidados de saúde de qualidade a um preço acessível.

Cinco anos depois, em 2017, a Assembleia proclamou 12 de dezembro com o Dia Internacional de Cobertura Universal de Saúde. A data também quer aumentar a conscientização para a urgência de sistemas de saúde fortes e resilientes.

Em todo o mundo, milhões de pessoas precisam de serviços de saúde que não podem acessar.

A OMS quer que os líderes internacionais façam maiores investimentos em saúde encorajando vários grupos a ajudarem o mundo a alcançar a cobertura universal até 2030.

O acesso equitativo à saúde deve priorizar mulheres, crianças, adolescentes e os mais vulneráveis porque são eles os que mais enfrentam as maiores barreiras aos cuidados essenciais de saúde.

ONU NEWS