A vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio Prudente no jogo treino disputado na manhã deste sábado (7) no campo do Country Club, marcou o retorno do técnico Jorge Castilho ao comando do Maringá Futebol Clube. Plenamente recuperado da pneumonia e exibindo saúde, o treinador aproveitou a pausa do certame da Série C testando 25 jogadores entre reservas, titulares e promovendo também a estreia do goleiro Tony que teve contratação anunciada na quinta-feira (5). Maranhão foi a ausência mais notada entre cronistas e torcedores. O atacante foi poupado por ter sentido um incomodo no joelho. Além dele, Buga também não participou porque ainda está se recuperando de lesão. Ewanderson também sentiu dores na pantorrilha e não pôde jogar, mas deve estar apto até terça-feira, diz o clube.
Nos primeiros trinta minutos, Castilho jogou com Guilherme Neto, Villar, João Félix, Ronald, Parrudo, Vitinho, Léo Ceará (Cheron), Robertinho, Negueba, Júlio e Moraes. O time teve dificuldades com a forte marcação imposta pelo adversário que ficou em nono na primeira fase da A2 do Paulistão; foram muitos erros de passes, tentativas infrutíferas de ligações diretas da defesa ao ataque, enfim, produziu pouco no ataque e acabou sofrendo um gol. Mika invadiu a área, o goleiro Guilherme saiu fechando o ângulo, rebateu o chute do atacante, mas a bola bateu de novo no sortudo e foi parar no fundo das redes. Com o passar do tempo, foi melhorando a performance e o bom jogo do time começou a aparecer.
No segundo-tempo, dos que jogaram no primeiro, só Ronald voltou a campo, e foi ao lado do estreante Tony, Tito, Jhow, Pingo, Ibison, Danielzinho, Rhuan, Raphinha, Yugo e Fernando. O time maringaense foi crescendo e chegou ao empate com gol de Rhuan.
No terceiro-tempo Cristovam e Tito fecharam num time que teve além deles, Rafael William, Jhow, Max Miller, Pingo, Ibson, Danielzinho, Rhuan, Yugo e Fernando.
Castilho disse em entrevista após a partida, que está feliz de voltar a comandar o time, que as contusões são naturais, e que o elenco além de grande, tem peças adequadas para suprir ausências, falou ainda sobre a estreia do goleiro Tony acrescentando que o conhece e dando indicação que será titular já no próximo confronto da Série C contra o Naútico. Enfim revelou que espera que novas contratações se confirmem ainda na janela que se fecha na terça-feira (10). Por outro lado, Castilho também disse que não pode controlar o risco de saídas de jogadores que podem ser negociados. Há informações de que um clube japonês teria interesse no passe de Matheus Moraes, mas que a oferta não agradou nem ao clube, nem ao atleta e não deverá se consolidar. O mesmo acontece em relação a Negueba; pretendido pelo Coritiba que não quis pagar o valor que a SAF queria para se desfazer do atacante.
Falando sobre a iniciativa da SAF de realizar o jogo treino no ótimo gramado e estádio do tradicional Country Club, com a presença de torcedores bem perto do campo, entre elas muitas crianças que trouxeram camisas, cadernos e celulares para receberem autógrafos e registrarem fotos, o técnico maringaense disse que “era disso que o time estava precisando depois de vários dias longe da torcida”.
Para a partida contra o Naútico na segunda-feira (16), o Dogão não terá Max Miller e Tito que cumprem suspensão automática, mas Castilho diz não ter problemas para montar sua zaga e garante que quem entrar, vai dar conta do recado. O Dogão tem 13 pontos no Brasileiro da Série C; está em sétimo lugar, só a três da líder Ponte Preta e a 4 do 15º ABC que tem 9.
A entrevista completa com Jorge Castilho, você confere no vídeo que está no corpo desta matéria.