68 treinadores de 41 modalidades esportivas começam a receber uma bolsa mensal de R$ 1 mil pelos próximos 12 meses. Parece pouco, é e mesmo, mas o reforço na renda desses profissionais é importante para eles e também para o desenvolvimento do esporte no município de Maringá, que a partir de agora contará com reforço extra na oferta de atividades esportivas.
A assinatura da autorização de repasse de R$ 544 mil ao ‘Bolsa Técnico’ aconteceu na tarde desta quinta-feira (7) na sala térrea de reuniões do Paço Municipal de Maringá.
O prefeito Silvio Barros (PP) disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM “que aumentar a oferta de acesso ao esporte é uma ação que contribui a melhorar vários índices de qualidade de vida no município, desde a melhoria na saúde, na disciplina e na construção de uma sociedade mais forte e mais feliz”.

Silvio destacou programas específicos como o ‘lutando contra as telas’ e o ’40+’. O primeiro, é um esforço para tirar a atenção das crianças das telas dos celulares, para direcioná-los à prática de atividades esportivas que ajudem a equalizarem o desenvolvimento humano e reduzir os riscos que o acesso indiscriminado à tecnologia comporta. O ’40+’, como o próprio nome sugere, vai oferecer oportunidades de práticas esportivas a pessoas com mais de 40 anos, para que não incorram em riscos de realizar atividades sem acompanhamento. “Com esse programa, muitos técnicos estão se disponibilizando a dedicar horas semanais para que a população em todas as suas camadas tenham acesso a práticas esportivas do jeito correto, na hora certa, assistidas por profissionais para que tenham o resultado esperado”, afirmou o prefeito.
O prefeito também lembrou que a secretaria de Esportes está a criar atividades esportivas para contlempar crianças com especto autista. “Não é qualquer esporte que serve para as crianças com espectro autista, e bem por isso estamos nos especializando nisso para que elas também possam se exercitar, porque isso, sem dúvida, vai melhorar a qualidade de vida delas e das famílias”, concluiu o prefeito.

Vinícius Okuzono, representou os treinadores contemplados na cerimônia de hoje; ele está à frente da Associação Street Pong. O experiente técnico comemora, porque agora vai poder ampliar o atendimento à população. “A bolsa é uma grande ajuda para a nossa modalidade que com as conquistas à nível mundial do atleta Hugo Calderano estão atraindo novos adeptos. O Tênis de Mesa é um esporte que atende todas as idades e nós conseguimos atender pessoas que vão dos 7 até os 80 anos, e isso, incluindo pessoas surdas e com síndrome de Parkinson, que antes não tinham acesso a esportes”, explicou Vinícius. O treinador que já esteve em várias competições internacionais representando o Brasil, como Gymnasiade 2024 no Bahein e Surdolimpíadas de Verão 2025, em Tóquio, convida a população a visitar o centro de treinamentos que fica na rua São João, 1972 – na zona 7.
“Estamos agendando os horários das atividades direcionadas a esse programa, e esperamos que isso ajude que mais pessoas possam colocar o Tênis de Mesa em suas vidas porque isso vai lhes trazer muitos benefícios”, concluiu o professor.
PLATAFORMA ONLINE VAI AJUDAR MARINGAENSE A ENCONTRAR OFERTA DE ATIVIDADES ESPORTIVAS

Inspirada na plataforma Maringá Cultura que nasceu em 2019, o esporte maringaense também vai ganhar um espaço online, onde associações, atletas e técnicos poderão se cadastrarem. O espaço, servirár também como mapa para a cidadania se manter informada sobre a disponibilidade de vagas nas atividades esportivas oferecidas pelo município. A ‘Esportes Maringá’, explica o secretário de Esportes Paulo Biazon, “moderniza a gestão esportiva municipal e permite atuação integrada entre Prefeitura, associações, agentes do esporte e comunidade”.
“A plataforma “Esportes Maringá’ vai simplificar o acesso às práticas nas estruturas da administração municipal e também estará disponível para entes privados que possuem projetos sociais. A única coisa que será preciso fazer, va ser entrar em contato com a gente na secretaria, e nós cadastraremos a empresa, as atividades e as vagas disponíveis em forma gratuita para a população”, diz Biazon.
O secretário enfatizou ainda que os programas ‘lutando contra as telas’, ‘+40’, ‘Defesa Pessoal para Mulheres’, ‘Teia Superação para crianças espectro autistas’ e a ‘+Esportes’, são todos pilotos. “Estamos implementando esses programas em modo pioneiro; isso tudo vai nos orientar a potenciar vagas nos esportes que o maringaense escolherá fazer. Com esses programas, potenciamos o acesso ao esporte para todos e também ajudamos os esportistas que representam nossa cidade”, concluiu Biazon.



