leia o boletim epidemiológico 17/2020 na íntegra
É um FATO. Em Sarandi, o coronavírus contagiou mais mulheres do que homens no período entre 6 de março (início da pandemia) e 4 agosto.
Dos 539 contagiados, 291 são mulheres e 248 são homens. Em percentuais, as mulheres ficam com 54% contra 46% dos homens.
Situação que muda radicalmente quando o assunto é óbitos. Todas as oito mortes registradas por consequência diretas da doença no município são de homens.
Os dados fazem parte do Informe Epidemiológico 17/2020 publicado nesta terça (4), pela Secretaria Municipal de Saúde. As vítimas tinham idades entre 28 e 80 anos. Cinco dos oitos óbitos são de aposentados, completam o obituário, um caminhoneiro, um montador de móveis e uma pessoa que não foi informada a profissão. Sobre as doenças preexistentes das vítimas, se sabe com certeza que apenas um dos oito mortos não possuia comorbidades
O boletim traz ainda informações que demonstram a importância do Plano de Saúde dos Brasileiros. 94,1% dos sarandienses foram tratados pelo SUS e só 8,7% recorreream a convênios particulares.
Uma informação importante chega também das hospitalizações. Apesar de muito contagioso, o coronavírus levou para os hospitais somente 5,9% dos 539 doentes. 507 pessoas não precisarm ser hospitalizadas. Quando a doença leva a pessoa para o hospital, a situação é um pouco mais complicada. Dos 32 hospitalizados, 25% ou 8 pacientes, vieram a óbito.
O boletim revela ainda que as faixas de idades mais a risco para contágios são as de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos, com 140 e 137 casos positivos respectivamente. VEJA A TABELA ABAIXO]
O boletim epidemiológico completo pode ser lido e descarregado neste link