Emerson Cris é o novo técnico do Galo Maringá. O nome dele foi anunciado na manhã desta terça-feira (28). Cris, já treinou o time maringaense em 2024 quando assumiu no lugar de Sturion a partir da quarta rodada do Paranaense da 1ª Divisão. Sob seu comando o Galo conseguiu sua única vitória no certame ao bater o Londrina por 2 a 1 fora de casa; depois disso foram quatro derrotas e três empates que levaram o time ao rebaixamento para a Segundona em 2025.
Após deixar o comando do Galo, Emerson Cris teve passagens pelo Concórdia na disputa da Série D do Brasileiro; Azuriz ond ecomandou o time no Estadual de 2025 e enfim esteve à frente do GE Brasil na Série D nacional.

“Na minha primeira passagem, eu cheguei em um momento muito conturbado do clube, que vinha de alguns resultados ruins, e, dentro daquele momento, nós tentamos ao máximo fazer algumas mudanças que surgiram efeito em alguns jogos. Nós fizemos bons jogos, mas não foi o suficiente para que a gente conseguisse salvar o Galo naquele momento. Se tivesse um pouquinho antes, quem sabe não seria uma outra história”, comenta Cris.
CURRÍCULO
Nascido em Curitiba, no Paraná, Emerson começou a sua carreira como treinador em 2014 pela Chape. Na equipe catarinense trabalhou no time sub-20 e no profissional. Em 2016 estava na comissão técnica que foi campeão do catarinense e da copa sul-americana. Em 2017 conquistou novamente o campeonato catarinense pela Chapecoense e no ano seguinte foi vice-campeão da Suruga Cup no Japão e do campeonato estadual. Em 2019 voltou a ser vice-campeão do catarinense com a Chapecoense e em 2020 se transferiu para o Concórdia Atlético Clube onde em 2021 voltou novamente a ser vice-campeão do catarinense. Em 2021 se transferiu para o EC Próspera.
O Galo Maringá está no Grupo B, onde estão também Coritiba, Operário-PR, Cianorte, Azuriz e Andraus. No Grupo A estão Athletico, Maringá, Londrina, São Joseense, Cascavel e Foz do Iguaçu.
FÓRMULA DO PARANAENSE
Na primeira fase, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B em turno único. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta. Semifinais e finais também serão disputadas no formato ida e volta. Os eliminados na primeira fase do certame disputarão o “Torneio da Morte”, que define os dois rebaixados à Segundona de 2027. O campeonato começa dia 7 de janeiro. Federação promete divulgar a tabela de jogos até dia 15 de novembro.




