Na Suécia, algumas pessoas já não precisam de perder tempo à procura do telefone para mostrar o certificado da COVID-19, porque o têm implantado no braço.
Uma empresa sueca especializada em implantes de micro-chips está a promover o uso destes dispositivos para armazenar o passaporte COVID.
O chip é implantado no braço e está programado para ter um PDF com a informação. Depois basta direccionar o telefone para o braço e fazer a leitura dos dados.
O gestor da empresa Hannes Sjoblad destaca que assim a informação fica sempre disponível tanto para o utilizador como para qualquer pessoa que queira ler as informações, e dá o exemplo de que pode ser usado quando vai ao cinema ou ao centro comercial. O empresário diz que assim, as podem na mesma mostrar a informação de saúde mesmo que não tenham levado o telefone.
Hannes Sjoblad explica que os micro-chips nao têm bateria e que, basicamente, estão inactivos. Ou seja, só são activados através do smarthphone pessoal, pelo que não podem ser usados para detectar a localização dos utilizadores.
O gestor defende que os implantes são feitos numa base voluntária e que as pessoas vão querer fazê-lo porque estão interessadas em trabalhar com esta tecnologia. euro news