Enchentes na Baviera obrigam autoridades a evacuar a população

A sede do distrito de Fischach emitiu uma ordem aconselhando as pessoas a abandonarem urgentemente as suas casas e a evitarem parques de estacionamento subterrâneos e caves. Algumas pessoas tiveram de ser transportadas por helicóptero.

foto: divulgação euro news

As autoridades alemãs apelaram aos habitantes do Estado da Baviera, no sul do país, para que respeitem as ordens de evacuação, uma vez que as inundações continuam a agravando em algumas zonas.

A ministra do Interior, Nancy Faeser, exortou os residentes a “levar absolutamente a sério todas as mensagens de aviso” das equipebom s de emergência, acrescentando que o cumprimento das ordens pode salvar vidas.

O primeiro-ministro do Estado da Baviera, Markus Söder, visitou uma das zonas afetadas, perto de Augsburgo, a noroeste de Munique, onde dias de chuva intensa provocaram graves inundações.

“A situação é muito dinâmica. Neste momento, a situação é muito, muito difícil, especialmente na região da Suábia em torno de Augsburgo e Unterallgäu, por exemplo em Günzburg. O nível das águas continua a subir”, afirmou.

Os serviços de emergência estão a trabalhando nas zonas afetadas e as inundações causaram danos “enormes”, mas nem todas as zonas da Baviera foram inundadas.

FOTO: CORPO DE BOMBEIROS

O gabinete distrital de Fischach emitiu uma ordem aconselhando as pessoas a abandonarem urgentemente as suas casas e a evitarem parques de estacionamento subterrâneos e caves. Algumas pessoas tiveram de ser transportadas por helicóptero.

O pessoal da Associação Alemã de Salva-vidas foi destacado para evacuar os residentes de barco e foram também utilizados tratores para transportar as pessoas.

Até à data, seis distritos do Estado declararam o estado de emergência e os meteorologistas alertam para a ocorrência de mais chuvas e trovoadas.

Na Suíça, do outro lado da fronteira, registaram-se cenas semelhantes, com as águas a transbordar no ponto em que o rio Murg se encontra com o Thur. As autoridades suíças afirmam que o nível da água é 20 vezes superior à média mensal. euro news