O projeto esportivo e educacional da Itaipu Binacional – Energia em Quadra, é organizado pelo Instituto Futebol de Rua; instituição que já tem 18 anos de now-how e opera em 123 núcleos de 90 cidades em 22 estados. O município de Maringá apoia o projeto, e por isso, a execução do Energia em Quadra vai acontecer dentro de dez escolas municipais.
Na tarde desta quarta-feira, financiadores, realizadores e apoiadores se encontraram em uma cerimônia no Conjunto Requião, na escola Ângela Vergínia Borin.
O vereador e vice-presidente da Câmara – Mário Verri (PT), exaltou O FATO que a implantação da ideia na cidade só acontece porque há uma união de esforços por parte da Itaipu, do Governo Federal, da classe política e do Poder Público Municipal.
“São pelo menos 1 mil crianças que serão atendidas por esse projeto, e estamos muito felizes de trazer esse projeto vitorioso que já atua com sucesso em 22 estados brasileiros”, enfatizou Mário Verri.
O fundador do Instituto – Alceu Natal Neto disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM que o projeto tem a premissa de esporte educacional. “Nossa missão é promover a cidadania. Vamos oferecer esporte e educação para crianças de 7 a 13 anos no contraturno escolar. No Energia em Quadra vamos usar o princípio do futebol de rua, num espaço reduzido, sem goleiro, onde o drible vale mais do que o gol, e transmitimos aos alunos alguns valores dentro do esporte que inclui o fair play; o jogo limpo, o respeito entre todos”, argumentou Neto.
O diretor geral da Itaipu – o maringaense Enio Verri, disse que a Binacional tem a missão de oferecer tudo o que for possível para as crianças terem uma educação completa, e que essa é uma exigência do presidente Lula.
“Além da missão de produzir energia limpa e barata, a Itaipu tem o dever de investir em ambiente e social, e não tem projeto mais inclusivo do que algo como o Energia em Quadra com o futebol de rua. O presidente Lula ao lançar o projeto Pé de Meia no início dessa semana disse exatamente isso; O Brasil deve aos estudantes e tem obrigação de mantê-los na escola”, ressaltou o diretor.