A Prefeitura de Sarandi, por meio da Vigilância Sanitária alerta para o aumento do risco de picadas de escorpiões durante o mês de agosto, período período de reprodução da espécie. Neste ano, até o mês de julho, foram registrados 30 casos de picadas de escorpiões, nenhum com sintomas mais graves.
a administração informa que agentes da Vigilância Sanitária realizam trabalhos rotineiros de orientação e podem ser acionados sobre cuidados a serem tomados. Quando necessário, agentes se deslocam até o local solicitado e fazem os procedimentos necessários para captura do animal.
Como parte da política de intensificação dos trabalhos de prevenção, Centros de Ensino da Rede Municipal são vistoriados regularmente.
Em caso de acidentes, a Vigilância Sanitária é notificada pela UPA de referência e os agentes entram em contato com a vítima e fazem acompanhamento da recuperação, Além disso, os agentes fazem controles na residência onde ocorreu o acidente para identificar se há mais escorpiões.
Nesse período, as fêmeas apresentam um aumento na concentração de veneno, potencializando as chances de casos mais graves. O cuidado com crianças deve ser ainda maior, porque a relação entre o peso do corpo e a potência do veneno aumentam as chances de agravamento do caso. Pessoas idosas são mais vulneráveis por conta do sistema imunológico mais frágil.
Entre os conselhos da Vigilância Sanitária, estão ações simples, como evitar o acúmulo de lixo e entulhos em terrenos e quintais é de extrema importância.
“Medida importante de prevenção que as pessoas podem adotar, não só para prevenir a eventual ocorrência do escorpião, como de outros insetos e animais, é manter a casa e o quintal limpos, sem acúmulo de lixo que pode favorecer o abrigamento e a reprodução”, afirma a diretora do departamento de Vigilância Sanitária, Alzira Cristina Bertelli.
Caso encontre escorpião em casa, a Vigilância Sanitária de Sarandi deve ser acionada através do telefone 3035-2124