Com posse de bola superior a 70%, a Espanha colocou a Inglaterra na roda e conquistou a Eurocopa 2024 vencendo por 2 a 1; mas não foi tão fácil vencer quanto foi ficar quase todo o tempo com a pelota.
Os Espanhóis dominaram o jogo durante quase todo a primeiro etapa, mas o gol só veio no primeiro minuto de acréscimos com Nico Williams que recebeu passe açucarado de Lamine Amal e só teve o trabalho de afundar o ótimo goleiro Pickford, maior destaque do selecionado inglês e que ao fim salvou o time da rainha de uma goleada.
O primeiro tempo terminou com a Espanha à frente no placar e quando a bola rolou no segundo, parecia que os ibéricos fariam o segundo a qualquer momento. Foi aí que a estrela de Pickford manteve os ingleses vivos. Ele fez pelo menos quatro defesas importantes que impediram que a partida terminasse antes da hora.
E como quem não faz leva, aos 27 minutos Saka recebeu bola nas costa de Cucurella e obrigou um defensor a sair para cobri-lo na lateral esquerda; Saka então viu Palmer se projetando à frente da área no espaço deixado pelo jogador que cobria Cucurela. Palmer bateu forte e rasteiro; a bola ainda desviou em um zagueiro e foi parar no fundo das redes.
O cansaço dos ingleses era visível; eles passaram todo o tempo correndo atrás da bola, quase sem tocá-la e todo o esforço acabou não bastando porque a Espanha foi para cima após o empate e quando faltavam quatro minutos para o fim do tempo regulamentar, Olmo viu Oyarzabal no meio da zaga; o toque para ele foi devolvido de primeira para Cucurella que se projetava pela esquerda; ele toca para o lateral esquerdo que se redime da falha no gol de empate dando um tapa de primeira para o centro da área; Oyarzabal, antecipa o zagueiro e de carrinho mete para dentro. Era o gol do tetra campeonato europeu da Espanha. Final Espanha 2 a 1.