Atletas, familiares, dirigentes e o público em geral acompanharam, na noite se sexta-feira (12), a cerimônia de abertura da 66ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, categoria de 12 a 14 anos, que acontece em Apucarana.
As arquibancadas do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) ficaram lotadas para a solenidade que contou com a presença da medalhista de ouro nas Olimpíadas de Pequim 2008, Maurren Maggi. Ela fez a volta olímpica no ginásio, acompanhada e acendeu em conjunto com o atleta apucaranense José Vitor Ribeiro a pira olímpica.
Os atletas-alunos foram acolhidos nesta fase final da competição com uma sucessão de espetáculos especiais. A banda Municipal de Apucarana Maestro João Florindo aqueceu o público antes do início da cerimônia. Os gêmeos Raíssa e Thalis Fernandis animaram a arquibancada com suas coreografias improvisadas. A dupla da escola Magnos Colibri, de Apucarana, vai competir pela primeira vez nos JEPs no atletismo. Outra apresentação da noite foi com os Ginasloucos, com malabarismo de basquete.
Duas apresentações artísticas encantaram a todos os presentes: a Escola Municipal de Dança e a Escolinha de Ginástica do município de Apucarana. Logo em seguida, atletas representantes dos 32 Núcleos Regionais de Educação participantes da competição lotaram a quadra do Lagoão, desfilando as bandeiras de seus municípios.
“Que orgulho ver esperança nos olhos dos pais, atletas e professores”, celebrou o prefeito de Apucarana, Junior da Femac. “A identidade de Apucarana é ligada ao esporte e temos como prioridade a educação. Sediar um evento que une esporte e educação é uma honra”.
A coordenadora dos 66º JEPs, Márcia Tomadon, diz que a fusão das secretarias de esporte e educação não alterou a organização do evento, e que o trabalho continua praticamente como anteriormente.
Hélio Wirbinski, diretor presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE) lembrou a importância do investimento público no esporte: “Segundo a Organização Mundial da Saúde, cada um real investido em esporte significa uma economia de três reais em saúde”, ressaltou.
MAURREN MAGGI – A atleta falou da importância do esporte para o desenvolvimento dos cidadãos mais jovens: “O esporte é educação, cultura, lazer, é um meio de comunicação pra gente falar com o mundo exterior, eu dei a volta ao mundo três vezes”.
Maurren também alertou sobre a importância da resiliência para os atletas: “Espero que essas crianças continuem esse caminho, não é um caminho fácil, vão ter vários tropeços, mas tem que persistir, porque é daí que sai um campeão”, disse ela. Maurren motivou a todos a darem o seu melhor, dizendo que estaria de olho na nova geração de atletas.
A fase final dos Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Apucarana.
fonte: AEN/PR