O Norte de Itália foi atingido por fortes tempestades e chuvas torrenciais, deixando submersas várias regiões, incluindo Pádua e Vicenza.
Os serviços de emergência foram mobilizados, utilizando botes para resgatar os residentes das casas inundadas, enquanto os carros flutuam nas ruas inundadas.
O governador da região de Veneto descreveu o dilúvio como uma “bomba de água”, refletindo a natureza súbita e devastadora da chuva.
Na madrugada de sexta-feira, as margens do rio Muson dei Sassi, na região de Pádua, rebentaram devido à chuva excessiva, provocando graves inundações.
Um trem de mercadorias descarrilou após rajadas de vento entre 150 e 200 km/h em Borgo Mantovano, na Lombardia.
O presidente da câmara local, Alberto Borsari, referiu nas redes sociais que muitas ruas e caves ficaram inundadas, descrevendo a situação como “muito difícil”, embora, felizmente, não tenha havido feridos.
It happened yesterday in a place called Borgo Mantovano on the border between Lombardy and Emilia Romagna.
I think it’s the first time that in Italy we have had a hail and wind storm and tornado so strong to overturn seven wagons (22 tons each) of a cargo train. 😳 pic.twitter.com/BMHRdE0k2N— Agriviaggi (@agriviaggi) May 17, 2024
Milão registou uma precipitação sem precedentes de 130 mm num só dia, o que provocou inundações repentinas que não se viam há mais de 170 anos. No Veneto, as autoridades da Proteção Civil declararam o estado de alerta vermelho devido ao transbordamento das bacias hidrográficas, depois de terem caído 70 mm de chuva em apenas 30 minutos.