O uso obrigatório de máscara para conter o agravamento da Covid-19 está a crescer pela Europa depois de a Organização Mundial de Saúde ter admitido que a transmissão do novo coronavírus se pode fazer pelo ar. França é o mais recente país europeu a alargar a obrigação.
Com cerca de 400 ou 500 surtos ativos no país, o governo francês decidiu incluir a partir de hoje o interior das lojas, os centros comerciais, administrações, bancos e mercados cobertos na lista onde o uso de máscara passa a ser obrigatório.
MULTA
O não cumprimento do porte de máscara é sancionado com uma multa de 135 euros.
O ministro da Saúde, Olivier Véran, partilhou esta manhã pelas redes sociais a lista revista dos locais onde o uso de máscara é agora obrigatório em França.
Em período de férias, o aparente relaxamento das pessoas levou as autoridades gaulesas a reforçar as regras para manter a população em estado de alerta perante uma epidemia que se mantém ativa.
Um novo fecho da fronteira francesa com Espanha estará a ser ponderado pelo executivo agora liderado por Jean Castex, depois dos mais de 1.000 casos de infeção registados na Catalunha, e que levaram as autoridades regionais “fechar” Lérida e a recomendar o reconfinamento domiciliário em Barcelona.
fonte: Euronews