Evandro Araújo intermedeia reunião da UEM e SEFA para discutir orçamento das universidades estaduais

Evandro Araújo intermedeia reunião da UEM e SEFA para discutir orçamento das universidades estaduais

Nesta quarta-feira (14), em Curitiba, uma reunião entre representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Secretaria de Estado da
Fazenda (SEFA), foi marcada a pedido do deputado estadual Evandro Araújo (PSC), para tratar dos cortes de orçamento e falta de pessoal nas universidades estaduais. Araújo intermediou a reunião após o Conselho de Integração Universidade-Comunidade da UEM divulgar, na semana passada, o impacto negativo nas receitas da universidade.

“Discutimos e avançamos sobre pontos importantes para a UEM, mas que também afetam todas as universidades estaduais. A UEM apresentou quedas em sua arrecadação, os cortes previstos no orçamento e, sobretudo, o impacto da DREM nas receitas da instituição. As universidades estaduais paranaenses são referência em ensino, pesquisa, extensão e o legado que deixam ao estado precisa da devida correspondência em investimentos”, explicou Araújo sobre a reunião.

A DREM é a Desvinculação de Receitas de Estados e Municípios que, desde 2018, impediu o repasse pelo Estado R$ 29,7 milhões à UEM. A DREM recolhe para o Estado 30% dos recursos arrecadados pelas universidades, mesmo com uma normativa que sugere que  os “recursos destinados ao financiamento das ações e serviços públicos de saúde e à manutenção e desenvolvimento do ensino” não deveriam ser afetados pela DREM. 

A comitiva da UEM – composta por Araújo, o reitor Júlio Damasceno, pela pró-reitora Sandra Schiavi e pró-reitor Antonio Marcos Flauzino – foram recebidos pelo diretor-geral Eduardo Rodrigues de Castro, que é o secretário da Fazenda em exercício, e a diretora do Orçamento Estadual, Marcia do Valle.