A Assembleia Legislativa do Paraná encerrou nesta sexta-feira (15) sua participação na Expoingá 2026, consolidando a Assembleia Itinerante como um espaço de aproximação entre o Poder Legislativo e a população paranaense. Ao longo da semana, o estande da Assembleia reuniu estudantes, idosos, empreendedores, lideranças regionais e visitantes em atividades voltadas à formação cidadã, qualificação profissional, educação política e prestação de serviços públicos.
A programação promovida pela Escola do Legislativo teve como destaque os projetos Arena da Democracia e Vozes da Experiência, além de palestras voltadas à comunicação pública, ao combate à violência contra as mulheres e às oportunidades de negócios com o setor público.
Atividades
Durante os quatro dias de atividades, 569 estudantes participaram da Arena da Democracia, projeto que utiliza jogos, dinâmicas e simulações para apresentar aos jovens o funcionamento das eleições, dos Três Poderes e do processo democrático. A iniciativa buscou aproximar, principalmente, os estudantes que irão votar pela primeira vez do universo político e institucional.
Outro destaque da programação foi o Vozes da Experiência, que reuniu 120 idosos em atividades de escuta qualificada, convivência e construção coletiva de propostas relacionadas à população idosa. A dinâmica promoveu debates sobre saúde, mobilidade urbana, inclusão digital, lazer e direitos da terceira idade.
As palestras promovidas pela Escola do Legislativo também movimentaram a programação da Assembleia Itinerante e reuniram 67 participantes entre empresários, microempreendedores, estudantes, gestores públicos e representantes de instituições. Os encontros abordaram temas como inteligência artificial no setor público, políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres e participação de pequenas empresas em licitações públicas.
A responsável pelo projeto Arena da Democracia, da Escola do Legislativo, Branca Teider, avaliou positivamente os resultados da participação da Assembleia na Expoingá. “A participação da Escola do Legislativo foi marcada pelo envolvimento da comunidade e por resultados extremamente positivos, fortalecendo o compromisso com a educação legislativa, a formação cidadã e a qualificação profissional, além de aproximar o Poder Legislativo da população”, afirmou. CONTINUE A LER




