Segundo uma pesquisa do Instituto Pet BR, no Brasil existem mais de 170 mil animais abandonados e a maioria deles são cachorros vira-latas. Em Maringá, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção animal organizou neste sábado 31 de julho, uma edição especial da Feirinha de Adoção Responsável na pracinha em frente ao Instituto de Educação. Na feirinha deste sábado, foram colocados à disposição onze cães entre filhotes e adultos.
O objetivo da feirinha é incentivar a adoção de animais que foram acolhidos pelo Bem Estar Animal e por Ongs que se ocupam deles após serem abandonados por seus donos ou que passarem por atropelamentos ou maus-tratos.
Ivan Zakaluk de Souza, diretor de Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Maringá explica que tanto o Poder Público e as mais de dez Ongs que atuam na cidade são responsáveis pelo resgate e encaminhamento dos animais que estão em situação de risco.
“É um trabalho muito longo, que exige muita dedicação, mas que é muito gratificante e bonito de se ver; após cada resgate, o animal recebe todo suporte veterinário necessário, são castrados, vacinados e alimentados adequadamente. Quando estão completamente recuperados e prontos para o convívio eles são trazidos aqui para a feirinha para encontrar um novo lar e uma família que o acolha”, explica Ivan.
ADOÇÃO SOLIDÁRIA – Experiência de até 90 dias oferece tempo para que novo dono conheça o animal adotado
Para ajudar na acolhida e evitar que a grande quantidade de animais que chegam à Proteção Animal, a Secretaria de Meio Ambiente criou em 2021 a experiência da Adoção Solidária. O programa concede ao interessado em adotar um bichinho, a possbilidade de levá-lo para casa e de ficar com animal por até 90 dias para um período de adaptação. A adoção temporária ajuda a pessoa que tem interesse em adotar um animal a superar os medos que derivam da responsabilidade que deverá assumir. Caso o animal não se adapte ao dono ou vice-versa, o Pet pode ser devolvido à Proteção Animal ou à Ong responsável. Todo o processo é seguido pela Secretaria de Meio Ambiente que esclarece. “Ainda que a pessoa não tenha intenção de ficar com o animal, a adoção solidária e temporária ajuda na gestão dos serviços e evita que se sobrecarregue o serviço público”.
AGORA NA TV WEB – O FATO MARINGÁ
CLIQUE PARA ASSISTIR A TV WEB O FATO MARINGÁ
CLIQUE PARA ASSISTIR A TV WEB O FATO MARINGÁ
Desde 2017 a Prefeitura de Maringá já doou mais de mil animais e fez quase 20 mil castrações. Já foram feitos mais de 1,6 mil atendimentos com instituições conveniadas, entre outros. Também há serviços como translados com veículo do Transporte de Cães e Gatos (TCG), criado recentemente. A comunidade colabora com o trabalho.
A próxima edição da feirinha de adoção responsável acontece dia 7 de agosto, pela manhã na Praça do Bem, ângulo das avenidas São Paulo com XV de Novembro.
Informações:
Bem Estar Animal
Endereço: Avenida Laguna, 668 Vila Operaria
Telefones:
Oficial – (44) 3901-8806
Oficial – (44) 3901-1885