Depois da derrota da seleção principal em pleno Maracanã em jogo válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo, o Brasil volta a receber uma dura lição de futebol dos argentinos. Dessa vez foi na Copa do Mundo sub-17 que está sendo disputada na Indonésia. Los Hermanos enfiaram um seco 3 a 0 nos garotos que vestiam verde e amarelo.
A partida válida pelas quartas-de-finais começou com o Brasil criando mais. Até os 20 minutos a seleção criou pelos quatro boas chances de gol, mas aos 27 veio o gol da Argentina . Cheverri dispara com a bola pelo meio; os jogadores do Brasil recuam sem oferecer resistência; ele chuta, a bola bate em Vitor Reis, sobe, encobre o goleiro Phillipe.
O primeiro-tempo terminou com os argentinos na frente e com as estatísticas rigorosamente igual em termos de criação, escanteios e com uma ligeira superioridade da Argentina na posse de bola; 38% para o Brasil, 46% para a Argentina.
No segundo-tempo, o Brasil voltou querendo o empate, e foi para cima com tudo. O resultado veio logo, mas foi para a Argentina que aproveitou os espaços que a seleção deixou. Echeverri recebe de Acuña; ele invade a área e dribla dois marcadores, depois, fuzila o goleiro brasileiro. 2 a 0.
A partir daí, só dá Argentina que coloca o Brasil na roda, e teve até gritos de olé. Os brasileiros discutem em campo; não acertam um passe.
Aos 25 veio o golpe mortal. Echeverri faz seu terceiro gol. Dessa vez, ele recebe a bola na intermediária de ataque, ganha de dois brasileiro, invade a área, dribla o goleiro “e só não entrou com bola e tudo porque teve humildade”, coisa que o futebol brasileiro não sabe mais o que significa.
A ironia do destino quis que o único lance de perigo dos brasileiros no segundo-tempo fosse de um jogador brasileiro que tem nome de craque argentino. Estevão levanta na área e Riquelme perde cara a cara.
Fiasco pouco é bobabem. Foi humilhação mesmo. Vergonha alheia.
Veja os melhores momentos, que foram só da Argentina, clicando no link da CazéTV