Londrina já deu início aos preparativos para sediar a final dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups). O torneio, que está em sua 35ª edição, vai reunir na cidade 390 equipes de 94 municípios paranaenses, incluindo atletas sub-17 mais as comissões técnicas, totalizando cerca de 4 mil pessoas.
A etapa final do Jojups será disputada em dois finais de semana, sendo a primeira fase entre os dias 28 de setembro e 1° de outubro, e a segunda nos dias 20 e 21 de outubro. E a abertura oficial será na sexta-feira, 29 de setembro, no Ginásio do Colégio Marista. O evento vai começar às 19h30, com a concentração das delegações, e às 20h terá início o cerimonial da solenidade de abertura.
A competição é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), com apoio da Prefeitura de Londrina, através da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). E, na manhã desta quarta-feira (30), representantes da FEL e da comissão organizadora do Jojups participaram de uma reunião, para alinhar os próximos passos.
Na ocasião, o presidente da FEL, Marcelo Oguido, recebeu o supervisor técnico estadual do Jojups, Agnaldo Luiz Baldo, e o supervisor técnico do Departamento de Esporte de Rendimento da SEES, Vitor Martinez. A reunião contou ainda com a presença do diretor técnico da Fundação, Claudemir Fatori, e do assessor de Eventos da FEL, Sandro Henrique dos Santos.
O grupo teve a oportunidade de definir quais serão os locais de competição de cada modalidade, bem como os locais e horários em que as equipes de Londrina vão jogar. Também foi feita a redefinição do cronograma de todas as modalidades que vão disputar os jogos no segundo final de semana, já que a data coincide com o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Para a próxima terça-feira (5), está agendada a Sessão Preliminar das modalidades coletivas do Jojups 2023. A reunião será transmitida on-line, às 14h, e o link será disponibilizado próximo ao evento, pela SEES. Devem participar os dirigentes esportivos das delegações inscritas, pois serão discutidos assuntos de planejamento geral e apresentação dos grupamentos.
De acordo com o supervisor técnico estadual do Jojups, Agnaldo Luiz Baldo, as fases regionais e macrorregionais dos Jogos tiveram uma excelente participação, superando as edições de 2019 e 2022 em número de atletas e delegações. “Essas fases foram um sucesso, com um número de participantes acima da nossa expectativa. Para essa final, estamos com uma expectativa muito alta com relação à qualidade dos locais de competição, que estão sendo preparados pela FEL em conjunto com a sociedade de Londrina. Temos certeza de que será um sucesso este evento, com parceria da Prefeitura de Londrina e do Governo do Paraná”, enfatizou.
Em 2019, Londrina também recebeu os Jogos da Juventude,
lembrou Baldo. “Antes da pandemia, a cidade de Londrina sediou
o Jojups com uma organização impecável e temos certeza que
vai repetir a dose com ainda mais qualidade do que foi a edição de 2019”, disse.
Além da primeira etapa da final do Jojups, no final de semana dos dias 29 de setembro a 1° de outubro, Londrina vai sediar a fase estadual de Atletismo do 65º JAPS (Jogos Abertos do Paraná) e do 3º JAPS Master. As duas competições vão ocorrer na pista de atletismo da UEL.
Sobre os preparativos para a final do Jojups, o presidente da FEL, Marcelo Oguido, contou que já está escalada a equipe de trabalho para o evento, restando apenas alguns últimos detalhes para os Jogos. “Hoje, tivemos uma vistoria técnica com o supervisor dos Jogos da Juventude, que trouxe números expressivos. Serão dois finais de semana bem movimentados, sendo que no primeiro final de semana, junto com o Jojups, teremos o atletismo dos JAPS e JAPS Master, agregando ainda mais à competição. Queremos atender da melhor forma possível todas as delegações envolvidas”, citou.
Oguido reiterou que sediar eventos esportivos traz ganhos também por movimentar a economia local, além de incentivar a prática esportiva entre os londrinenses. “De antemão, aproveito para agradecer a confiança do governador Ratinho Júnior, da Secretaria de Estado do Esporte e da Paraná Esportes. Agradeço ainda todo o empenho e apoio do prefeito Marcelo Belinati, e também de toda equipe da Fundação de Esportes, dedicada para realizar mais um grande evento na nossa cidade”, concluiu.
As 15 modalidades que vão competir na final do Jojups, em Londrina, serão: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, handebol de praia, natação, rugby, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol, e xadrez.
Entre os 21 locais que vão sediar a competição, estão os ginásios de esportes do Moringão, do Jardim Bandeirantes, do Colégio Marista, do Colégio Polivalente e do Colégio Vicente Rijo. Também haverá disputas no Aterro do Lago Igapó e na pista de atletismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), entre outros espaços desportivos.
O assessor de Eventos da FEL, Sandro Henrique dos Santos, acrescentou que mais de 20 colégios estaduais de Londrina vão receber as delegações. “Esses colégios serão adaptados para servir como alojamento das delegações, graças a uma parceria com o Núcleo Regional de Educação de Londrina e apoio dos diretores dessas unidades”, citou.
Dentre as atribuições da FEL, está a parte estrutural do evento, por isso, a equipe da Fundação tem feito o alinhamento com todos os órgãos parceiros dos jogos. “Também estamos licitando a prestação de serviços de som e iluminação, higienização e limpeza dos espaços, tendas e equipamentos de informática”, complementou Santos.