O lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 na Arquidiocese de Maringá será realizado Quarta-feira de Cinzas (26), às 9h, na Casa de acolhida Coração Imaculado, em Iguatemi.
A casa abriga moradores de rua e está sendo administrada desde 2019 pela Associação Associação Vita Core. A coordenação é do padre Rodrigo Gutierrez Stabel, que assumiu o comando da entidade após a Comunidade Aliança de Misericórdia encerrar as atividade no local.
A Casa de acolhida Coração Imaculado fica na Estrada Pitanga, SN – próximo à Fazenda Experimental da UEM, distrito de Iguatemi.
Tema da CF 2020
O tema da Campanha da Fraternidade 2020 é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).
A Campanha da Fraternidade é realizada pela Igreja Católica no Brasil, no tempo da Quaresma. O objetivo geral da CF 2020 é “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.
No Texto Base, documento de 115 páginas preparado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Igreja Católica lembra estatísticas alarmantes de situações que ameaçam a vida humana, tais como o aumento nos casos de feminicídio no Brasil, a violência no trânsito, o fenômeno da automutilação e mortes por suicídio e outros graves problemas sociais da atualidade.
“A Campanha da Fraternidade é um dom de Deus para a Igreja do Brasil. Iniciada sempre no tempo quaresmal, se une a este tempo para ressaltar a necessidade de uma conversão integral, isto é, a nossa relação com Deus e com o próximo. Nesse sentido, a CF ilumina as realidades sofridas de nosso país e nos provoca a um compromisso mais eficaz com o reino de Deus na transformação social para que todos vivam com dignidade”, ressalta o padre João Paulo Penco, assessor arquidiocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade e articulador da CF na Arquidiocese de Maringá.
Ação prática
Além do trabalho de conscientização que é feito nas comunidades da Arquidiocese de Maringá, a Campanha da Fraternidade tem uma ação prática, que é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as paróquias no Domingo de Ramos.
Os recursos arrecadados nas coletas das missas neste dia integram o Fundo Nacional de Solidariedade (FDS).
Do total, 60% da coleta permanece na Arquidiocese de Maringá para compor o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade. Os recursos são destinados ao apoio de projetos sociais da própria comunidade.
Os 40% dos recursos restantes compõem o Fundo Nacional de Solidariedade que são revertidos para o apoio e fortalecimento de projetos sociais que desenvolvem ações relacionadas ao tema central da campanha.
“O importante é fazer a caridade, não falar de caridade. Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus” (Santa Dulce dos Pobres).