Furacão Otis deixa destruição e morte em Acapulco

Prédios destruídos, praias cheias de escombros, árvores arrancadas... Ninguém se lembra de nada assim. Nem os habitante, nem os turistas.

reprodução euro news

O inferno no paraíso… A passagem do furacão Otis por Acapulco deixou dezenas de mortos e uma paisagem apocalíptica que em nada se assemelha aos clássicos postais de sol e praia a que estamos habituados nesta cidade turística mexicana.

Jose David Mendoza Rodriguez, dono do restaurante Acapulco, afirma: “Bem, é um caos total. É indescritível, não tenho palavras para expressar o que vejo. Nunca vi nada assim na minha vida. Acapulco está destruída. Estrada, água, luz, se olhar para a praia, é um depósito de lixo.”

José Luis Flores, turista, diz: “Foi realmente uma tragédia para nós. Nunca imaginámos que estaríamos no meio desta situação. Estávamos ansiosos para vir para Acapulco há cerca de duas semanas e chegamos aqui e, em quatro dias, tudo acabou.”

As autoridades não têm mãos a medir. O Otis passou de uma tempestade tropical em poucas horas a um furacão de categoria 5 na escala Saffir-Simpson, surpreendendo os especialistas.

Acapulco tem um milhão de habitantes e metade deles ainda não tem energia elétrica. As autoridades mexicanas declararam o estado de emergência para fazer face à situação. EURO NEWS