POR QUE QUATRO PONTOS ?
Eu sei que ainda falta uma partida para o fim da fase de classificação do Campeonato Paranaense da Terceira Divisão, sei também que o Grêmio ainda tem uma partida para disputar, mas não vale mais nada, nem para o Galo, nem para o Arapongas, e por isso nosso título fala da conquista de 4 dos 6 pontos das duas partidas da vida do Galo em 2022; as partidas que fará nas semifinais. Contra o Arapongas, o Galo que ainda não perdeu, pode até perder, pode até escalar o time reserva, pode até escalar o sub-20, não será essa a partida que conta.
Sturion porém pode até manter a base para garantir ritmo em vista das semifinais.
MAS QUE GRÊMIO É ESSE ?
O Grêmio de Esportes Maringá tem jogado para o gasto e se nivelado aos adversários que são visivelmente inferiores, pelo menos no Grupo B, mas isso não significa que o time está desatento ou menosprezando a competição; é que reina uma certa tranquilidade no grupo que vem diretamente do banco de reservas, onde se senta também Claudemir Sturion que sabe como ninguém dosar as energias do time para obter o resultado que precisa.
A PARTIDA CONTRA O NACIONAL
509 pagantes e um total de 625 expectadores foram ao Willie Davids ver esse Grêmio que não pode falhar na missão de conquistar a vaga na Série B de 2023.
Na tarde deste domingo, 16, o Galo encontrou o Nacional e voltou a fazer uma partida um pouco apática no primeiro tempo e não saiu do zero apesar de ter criado boas situações claras de gol.
O segundo tempo nem começou direito e a postura mais ousada apareceu em iniciativas como a de Matheus Issa que entrou no lugar de Juan Oliveira e com apenas quatro mintuos em campo, soltou um balaço da altura dos 40 metros que obrigou o goleiro Guilherme a voar atrás da bola embelezando ainda mais o golaço que estufou as redes da Avenida Colombo. A atitude de Issa fez muita diferença sobre o que aconteceria daí para frente. O Grêmio passou a jogar mais bonito, deixou o Nacional jogar, correu riscos, mas valeu a pena.
Aos 7 minutos o Nacional teve uma falta a seu favor em direção ao gol da Prudente de Moraes. A cobrança terminou com a bola estampada no travessão, que livrou o Grêmio do empate.
A partida seguiu aberta e com o Grêmio tendo mais posse de bola. Aos 23, Cristiano foi empurrado dentro da área. Pênal que ele mesmo cobrou e errou. O chute saiu a meia altura em direção ao Chico Neto. Guilherme voou em uma pose muito plástica, mais ou menos como a que fez no gol de Matheus Issa, só que dessa vez ele foi feliz e fez uma linda defesa que manteve o Nacional no jogo, pelo menos por mais oito minutos.
Aos 31 Guilherme passou de Salvador a Vilão. Num cruzamento fechado na pequena área, o goleiro não chegou na bola e o não tão alto Alef subiu no segundo pau na linha do Gastão Vidigal, botou a cabeça na bola e estufou o barbante.
O FUTURO
O Galo chega a 29 pontos, e não pode ser mais alcançado pelo Arapongas que tem 23. Ambos se encontram no próximo domingo, 23, em Arapongas para uma partida que não vale absolutamente nada.
O Grêmio já sabe que pegará o segundo colocado do Grupo A nas semifinais, só não sabe quem será esse adversário, e que aí, tem que ganhar 4 dos seis pontos para ficar com a vaga na Segundona em 2023.
O FATO é que, chegar à final será consequência, vencer o título será lucro.
GRUPO A
Há uma rodada do final da fase de classificação, no Grupo A a situação continua embolada.
A rodada vê os três postulantes às duas vagas na semifinal jogando fora de casa.
Araucária e Patriotas, ambos com 19 pontos, jogam fora da casa respectivamente contra Iraty e Hope Internacional, já o Batel vai enfrentar o Campo Mourão.